Audi R18 soma 2ª vitória em 2014!
22 Setembro 2014 - José Soares da Costa

http://www.youtube.com/watch?v=7YjzjpiIy6E

3 meses após a vitória nas 24 Horas de Le Mans, a Audi voltou a conquistar mais um triunfo no Campeonato do Mundo de Resistência. Com a forte chuva que se abateu sobre Austin, os dois Toyota perderam bastante tempo e com isso uma vitória praticamente certa. A Porsche não conseguiu materializar o potencial demonstrado na qualificação, deixando a Audi com o caminho livre para a vitória.

Com a Toyota a sair da pole position e a dominar a fase inicial das 6 Horas do Circuito das Américas, todos esperariam uma vitória confortável da marca nipónica em solo norte-americano. No entanto, a meteorologia influenciou decisivamente o desenrolar da prova: uma forte chuvada caiu sobre Austin e foram vários os pilotos apanhados pelo aquaplanning. Entre eles, os dois Toyota TS040, que com este percalço perderam uma volta…e a liderança da prova.

A organização de prova optou por mostrar a bandeira vermelha, interrompendo a prova cerca de 40 minutos. Após o recomeço da corrida, a Audi ficou numa excelente posição para vencer no Texas, tendo dois dos seus Audi R18 e-tron quattro na 1ª e 2ª posição. Marc Lieb não conseguiu concretizar o ataque da Porsche, descendo gradualmente da 1ª posição até ao 4º lugar.

Andre Lotterer, Benoit Treluyer e Marcel Fassler acabariam por bater os seus colegas de equipa Loic Duval, Tom Kristensen e Lucas di Grassi na luta pela vitória, somando mais um triunfo para a Audi no FIA WEC em 2014. Embora não apresentassem o andamento puro dos seus adversários directos, os R18 e-tron quattro estiveram no sitio certo, à hora certa para aproveitarem os desaires dos seus rivais.

Quanto à Toyota, o TS040 de Anthony Davidson, Nicolas Lapierre e Sebastien Buemi conseguiu conter os danos no campo da marca nipónica ao conquistar a 3ª posição. Buemi foi ainda obrigado a efectuar um splash and dash nos derradeiros momentos da prova, sem que no entanto tenha perdido o último lugar do pódio.

Entre os LMP2, a vitória foi conquistado pelo Oreca da KCMG, dividido por Matt Howson, Richard Bradley e Tsugio Matsuda. Nos GTsa Aston Martin teve um dia de sonho, conquistando uma dupla vitória. Nos GTE-Pro, a marca britânica somou mais um triunfo por intermédio Stefan Mucke e Darren Turner. Já nos GTE-Am, as cores de Portugal estiveram em destaque, fruto da vitória conquistada por Pedro Lamy, Paul Dalla Lana e Christoffer Nygaard.