Tiago Monteiro reforça liderança na Hungria
16 Maio 2017 - José Soares da Costa

WTCC - Hungria

A visita do WTCC ao Hungaroring saldou-se por uma vitória lusa de Tiago Monteiro e o triunfo do marroquino Mehdi Bennani. Com este resultado, o piloto do Porto reforçou a sua liderança no Campeonato de Pilotos, sendo neste momento o favorito à conquista do título no final da temporada. O britânico Tom Chilton somou dois valiosos pódios na jornada húngara e Nicky Catsburg emergiu como o principal adversário de Tiago Monteiro na luta pelo título mundial.

Partindo da 2ª posição da grelha de partida para a Corrida de Abertura, Tiago Monteiro poderia ter a vida dificultada no sinuoso e estreito traçado húngaro. No entanto, Jonh Filippi (pole position) ficou parado na grelha e entregou a liderança ao piloto português, que teve em Tom Chilton o seu único adversário de relevo ao longo da prova. Sem que cedesse à pressão exercida pelo piloto britânico, Monteiro somou mais uma vitória nesta temporada.

Por sua vez, Robert Huff colocou o Citroen C-Elysée da Munnich Motorsport no degrau mais baixo do pódio. Os aguerridos duelos de Robert Huff com o Chevrolet de Esteban Guerrieri e o Volvo de Nestor Girolami concentrou as atenções do público presente. Thed Bjork, o principal adversário de Tiago Monteiro no Campeonato de Pilotos, abandonou ainda durante a 1ª volta devido a um contacto com Norbert Michelisz na curva 5 do traçado húngaro.

Ao contrário da Corrida de Abertura, a Corrida Principal não contou com muita emoção em pista. Se Robert Huff partiu da pole position, foi Mehdi Bennani quem efectuou o melhor arranque e ascendeu à liderança da prova. Um toque do C-Elysée de Huff com o Volvo de Nicky Castburg durante os metros iniciais, ditou o desfecho desta prova. Como consequência directa, o piloto holandês da Volvo viu-se envolvido numa colisão com o seu colega de equipa Nestor Girolami, do qual resultou o abandono deste último devido a falha de suspensão.

O Safety Car foi chamado a intervir e durante este período, os comissários não tiveram dúvidas quanto à responsabilidade deste incidente, tendo atribuído um a penalização de drive-through a Robert Huff. Após o recomeço da prova, Huff logrou ultrapassar Bennani, mas acabaria por perder a liderança após o cumprimento da penalização. Tendo apenas Nicky Catsburg como oposição até aos derradeiros instantes da prova, Mehdi Bennani não teve dificuldade em conquistar o triunfo no Hungaroring. O último degrau do pódio foi ocupado por Tom Chilton. Tiago Monteiro alcançou a 5ª posição, imediatamente atrás do seu colega de equipa na Honda, Norbert Michelisz.