Sébastien Ogier herda triunfo em Gales
10 Outubro 2018 - José Soares da Costa

Com um domínio avassalador desde o arranque do Rali de Gales, tudo parecia estar encaminhado para mais um triunfo de Ott Tanak. Mas uma desistência, devido a problemas no motor do Toyota Yaris WRC, acabaria por entregar a vitória a Sébastien Ogier, seu rival directo na luta pelo título de Pilotos. Thierry Neuville também não teve vida fácil, perdendo algum tempo com uma saída de estrada. Jari-Matti Latvala e Esapekka Lappi ocuparam as restantes posições do pódio.

Num momento em que se encontrava na luta directa pelo título de Pilotos, Ott Tanak deu o mote ao liderar o Rali de Gales desde a 1ª etapa. Nem mesmo o facto de ser o segundo piloto na estrada foi suficiente para demover o piloto estónio, que viu Elfyn Evans esboçar um ataque…até abandonar com problemas no seu Ford Fiesta. Quem beneficiou com este abandono foi Thierry Neuville, que ascendeu à 2ª posição na penúltima classificativa do 1º dia de prova, a 28.8 segundos do piloto estónio. Por sua vez, Jari-Matti Latvala terminou a 1ª etapa na 3ª posição, a 31.3 segundos de Tanak e imediatamente à frente do seu colega de equipa Esapekka Lappi.

Na 2ª etapa, o mundo desabou sobre Ott Tanak: com um domínio sem discussão desde o arranque do rali, o piloto estónio viu o motor do Toyota Yaris WRC ceder, obrigando-o a abandonar a prova. Sébastien Ogier estava no sítio certo, no momento certo, herdando desta forma a liderança da prova britânica. As contas do campeonato ficaram ainda mais facilitadas para o piloto francês graças à saída de estrada de Thierry Neuville, no arranque da 2ª etapa. O piloto belga ficou preso numa vala e perdeu cerca de um minuto para sair dessa posição. Jari-Matti Latvala encontrava-se agora na 2ª posição, a 4.4 segundos de Ogier, sendo seguido por Esapekka Lappi, a 7.4 segundos de diferença.

A última etapa confirmou o triunfo de Sébastien Ogier, apesar de uma luta directa com Jari-Matti Latvala que ditou trocas de posições entre ambos. Sem andamento para discutir o triunfo com os dois pilotos da frente, Esapekka Lappi terminou a prova no derradeiro lugar do pódio. O melhor entre os Citroen foi Craig Breen, na 4ª posição, imediatamente à frente de Thierry Neuville, que viu os seus colegas de equipa Andreas Mikkelsen e Hayden Paddon cederem as suas posições. Quanto ao Power Stage, o regressado Ott Tanak foi o piloto mais rápido desta classificativa. No WRC2, Kalle Rovanpera sagrou-se vencedor.