Toyota arranca “Super Temporada” com vitória
Com o abandono da Porsche e diversas mudanças de regras efectuadas durante o Inverno, a “Super Temporada” do Campeonato do Mundo de Endurance arrancou com as 6 Horas de Spa-Francorchamps. A Toyota dominou a prova belga a seu belo prazer, conquistando a vitória por intermédio de Fernando Alonso, Sebastien Buemi e Kazuki Nakajima. O construtor nipónico garantiu também a dobradinha em Spa-Francorchamps, batendo o melhor dos privados, o Rebellion R-13 de Mathias Beche, Thomas Laurent e Gustavo Menezes.
Com o TS050 Hybrid nº7 a arrancar da via das boxes, devido a uma penalização atribuída após a qualificação, seria o TS050 Hybrid nº8 a partir da primeira posição da grelha de partida. Estabelecendo desde o arranque uma margem confortável relativamente aos seus adversários, o TS050 nº8 viu-se envolvido numa disputa pela vitória com o TS050 nº7, a pouco mais de duas horas do final da prova. No entanto, com a imposição de ordens de equipa, as posições não sofreram qualquer alteração até à bandeirada de xadrez e o construtor nipónico garantiu a sua primeira dobradinha de 2018.
Relativamente às equipas privadas, o Rebellion R-13 de Andre Lotterer, Neel Jani e Bruno Senna foram os melhores representantes, terminando na 3ª posição a três voltas dos Toyota TS050 Hybrid. No entanto, a desqualificação atribuída após as verificações técnicas (devido a distância mínima ao solo irregular) entregou a 3ª posição ao Rebellion R-13 de Mathias Beche, Thomas Laurent e Gustavo Menezes.
Entre os LMP2, o ORECA Gibson da G-Drive (partilhado por Roman Rusinov, Jean-Eric Vergne e Andrea Pizzitola) foi o vencedor, superando o ORECA Gibson da Jackie Chan DC Racing e o Alpine A470 da Signatech Alpine. Nos GTE-Pro, Olivier Pla e Stefan Mucke levaram o Ford GT ao triunfo, enquanto Pedro Lamy, Paul Dalla Lana e Mathias Lauda conquistaram a vitória para a Aston Martin na classe GTE-Am. Destaque ainda para a prestação do português António Félix da Costa, 5º classificado entre os GTE-Pro.