Lewis Hamilton herda vitória no Bahrein
3 Abril 2019 - José Soares da Costa

Grande Prémio do Bahrein

Num fim de semana dominado pelas cores da Ferrari, foi a Mercedes quem assegurou a vitória após a “implosão” do construtor transalpino. Se Charles Leclerc foi a sensação do fim de semana, ao rubricar a pole position e dominar o Grande Prémio, seria uma falha mecânica a hipotecar o seu triunfo. Lewis Hamilton aproveitou a ocasião e somou desta forma a sua 1ª vitória de 2019. Valtteri Bottas foi o 2º classificado, com Leclerc a assegurar a 3ª posição.

Partindo da pole position, Charles Leclerc não efectuou o melhor arranque e desceu para a 3ª posição. Por sua vez, Sebastian Vettel ascendeu à liderança, vendo-se perseguido por Lewis Hamilton, 2º classificado. Após o desaire inicial, Leclerc voltou a demonstrar a sua rapidez, ultrapassando Hamilton e Vettel rumo à 1ª posição. Dominando a prova a partir desse momento, o jovem piloto da Ferrari construiu uma vantagem de 10 segundos e possuía todas as condições para conquistar a sua 1ª vitória na Fórmula 1.

Mas quando ainda faltava cerca de um terço da prova, o SF90 desenvolveu um problema num dos cilindros do V6, reduzindo consideravelmente a potência do monolugar transalpino. Sem “armas” para contrariar os ataques do seus adversários, Leclerc viu-se ultrapassado por Lewis Hamilton e Valtteri Bottas, entregando desta forma uma dobradinha à Mercedes. O abandono dos Renault de Nico Hulkenberg e Daniel Ricciardo, a 5 voltas do final da prova, obrigou à entrada do Safety Car e confirmou o pódio da Ferrari. A melhor volta da corrida ficou também a cargo de Charles Leclerc.

Mas os problemas técnicos de Leclerc não foram o único problema no seio da Ferrari: após as suas 2ª paragens nas boxes, Sebastian Vettel e Lewis Hamilton protagonizaram uma interessante luta, na qual o piloto alemão acabou por efectuar um pião, danificando a asa e pneus dianteiros. Sendo forçado a efectuar uma paragem adicional nas boxes, Vettel acabou por cair para a 9ª posição, recuperando no entanto até à 5ª posição, imediatamente atrás de Max Verstappen. Lando Norris levou o seu McLaren até à 6ª posição, suplantando o Alfa Romeo de Kimi Raikkonen e o Red Bull de Pierre Gasly. Alex Albon, em Toro Rosso e Sérgio Pérez, em Racing Point, completaram o lote de posições pontuáveis.