Thierry Neuville triunfa na Argentina
2 Maio 2019 - José Soares da Costa

O piloto belga Thierry Neuville conquistou o 2º triunfo da temporada no Rali da Argentina, reforçando desta forma a sua liderança no Campeonato do Mundo de Ralis. Beneficiando de um rali isento de problemas, o “ponta de lança” da Hyundai bateu os seus mais directos rivais, onde se incluía o seu colega de equipa Andreas Mikkelsen e o seu rival pelo título Sébastien Ogier, 2º e 3º classificados respectivamente.

Apesar de arrancar na frente durante a 1ª etapa, Thierry Neuville beneficiou da chuva para alcançar a liderança durante o 1º dia de prova, após alguns contratempos dos seus adversários. Ott Tanak, que liderou a prova argentina durante a fase inicial, viu-se a braços com problemas no Toyota Yaris WRC. Kris Meeke saltou para a liderança, mas viria a perder o 1º lugar na penúltima classificativa do dia, devido ao piso bastante degradado. Com isto, Tanak alcançava novamente a liderança, mas viria a deitar tudo por terra com um pião na derradeira classificativa, que o atirou para a 3ª posição. Neuville estava no sítio certo, à hora certa, terminando o dia com 11.9 segundos de vantagem para Sébastien Ogier. Elfyn Evans era o melhor representante da M-Sport, na 6ª posição, atrás de Kris Meeke e Andreas Mikkelsen.

Sem que cometesse qualquer erro até ao final da prova, Thierry Neuville assegurou o 2º triunfo da temporada e viu a Hyundai conquistar uma dobradinha, por intermédio de Andreas Mikkelsen. O piloto norueguês assumiu a 2ª posição durante a 2ª etapa, palco de diversas penalizações por incumprimento do “roadbook” da prova: Ott Tanak, Mads Ostberg e Kris Meeke foram os pilotos visados por estas penalizações. Apesar de ter sofrido diversos contratempos, tais como um toque e problemas na direcção do Citroen C3 WRC, Sébastien Ogier carimbou a 3ª posição na Argentina, limitando os “danos” no Campeonato de Pilotos. Kris Meeke terminou na 4ª posição, sendo o melhor Toyota em prova, enquanto Teemu Suninen, ao volante do Ford Fiesta WRC, foi o 7º classificado e o melhor representante da M-Sport.