Audi confirma entrada na Fórmula 1
26 Agosto 2022 - José Soares da Costa

Após diversos meses de rumores, a Audi confirmou a entrada na Fórmula 1 a partir de 2026. Numa conferência de imprensa em Spa-Francorchamps, palco do Grande Prémio da Bélgica, o construtor germânico confirmou a sua inscrição junto da FIA e Fórmula 1 como construtor de Unidades de Potência. Contrariamente à actual operação da Mercedes, estas unidades serão integralmente construídas em solo germânico. Relativamente ao fornecedor de chassis com o qual irá colaborar, a decisão oficial por parte da Audi será anunciada até ao final deste ano.

Mohammed bin Sulayem (Presidente da FIA), Stefano Domencali (Presidente do Fórmula 1 Group),  Markus Duesmann (CEO Audi AG) e Oliver Hoffmann (Director Técnico Audi AG) foram as individualidades presentes em Spa-Francorchamps, num anúncio há muito esperado no seio da Fórmula 1: pela primeira vez na história do construtor germânico, a Audi irá competir no “Grande Circo”. Nenhuma informação foi desvendada quanto ao fornecedor de chassis, muito embora diversos rumores apontem à aquisição de uma posição maioritária na actual Sauber (cerca de 75%), cujas instalações em Hinwil encontram-se a pouco mais de 300 quilómetros de distância da sede da Audi. De referir ainda que a actual parceria da Sauber com a Alfa Romeo terminará no final da temporada de 2023.

Numa altura em que é iminente o anúncio da entrada da Porsche, foram diversas as questões que abordaram uma eventual partilha de componentes e “know-how” técnico entre os dois construtores. No entanto, a noção de uma potencial cooperação foi “desfeita” por Markus Duesmann, tendo o CEO da Audi indicado que as duas operações serão totalmente independentes: enquanto a Porsche irá operar a partir do Reino Unido, a Audi terá como base as suas instalações na Alemanha. Devido às inerentes dificuldades de integração das Unidades de Potência em dois chassis distintos, os dois construtores optaram pela separação das suas operações, de modo a optimizar o desempenho e garantir a fiabilidade dos conjuntos.

Até 2026, a Audi irá proceder à actualização das suas instalações, de modo a garantir o nível esperado para as inúmeros desafios e exigências da Fórmula 1. No entanto, segundo Markus Duesmann, o custo total desta operação não deverá ultrapassar os valores apresentados pelos anteriores programas desportivos do construtor germânico. Para além disso, não é esperada a venda das Unidades de Potência a potenciais clientes. De recordar que, a partir de 2026, a Fórmula 1 utilizará um novo regulamento técnico. O motor eléctrico terá maior preponderância relativamente ao regulamento actual, debitando cerca de 400 kW (544 cv). Em paralelo, o motor a combustão, turbocomprimido com 1.6 litros, recorrerá a combustíveis totalmente sustentáveis, um dos pré-requisitos apresentados pela Audi para a aprovação do seu novo programa desportivo.