Ricardo Teodósio vence Rali Casinos do Algarve
3 Abril 2023 - José Soares da Costa

A dupla Ricardo Teodósio/José Teixeira (Hyundai i20N) foi a vencedora do Rali Casinos do Algarve, 2ª prova do Campeonato de Portugal Ralis, ao concluir as 7 classificativas disputadas com uma vantagem de 16.4 segundos em relação a Miguel Correia/Jorge Carvalho (Skoda Fabia), que mercê deste resultado passaram a ser os líderes do CPR.

Teodósio e Correia foram, sem dúvida, os dois grandes “senhores” do evento algarvio volvidos três anos sobre o regresso do mesmo ao calendário do campeonato, protagonizando um interessante duelo, até porque Craig Breen (Hyundai i20N), o principal favorito, desistiu logo na 1ª classificativa deste Sábado, devido a um despiste causado por problemas mecânicos. Nessa mesma classificativa abandonou também, ao sair de estrada sem consequências graves, Bernardo Sousa (Citroen C3), dando origem a uma neutralização que acabaria por “partir” o rali em dois grupos e motivar, já mais tarde, o cancelamento das duas últimas classificativas, de modo a evitar que alguns pilotos corressem o risco de concluir a prova sem luz natural.

“Foi a minha primeira vitória aqui para o CPR, e em termos de futuro fico mais moralizado que nunca para a Aboboreira. O Miguel está a fazer um bom trabalho e revela-se cada vez mais rápido, como se viu agora. Procurei não correr muitos riscos, daí que somente nos últimos 3 troços arriscasse um pouco mais”, comentou o piloto algarvio na hora de festejar o triunfo. De resto, Miguel Correia, que havia sido o 1º líder do rali, tinha razões para estar radiante, como confirmou no final: “Foi um rali muito bem disputado e este 2º lugar deixa-me bastante satisfeito pelo excelente ritmo a que andei. Numa prova que eu não conhecia, bati-me até ao fim com o piloto da casa e venci mais de 50% dos troços. Passei para a frente do campeonato e isso é ótimo”.

O último lugar do pódio acabou na posse de Pedro Meireles (Hyundai i20N), que nunca largou os primeiros lugares, fazendo tudo por merecer esse “prémio” há muito aguardado. “O terceiro lugar foi bom, estou satisfeito, mas tenho pena de hoje de manhã, devido a uma rótula da suspensão traseira partida, ter perdido algum tempo, pensando que o problema tinha origem nos pneus. De tarde não quis arriscar, pois precisava de chegar ao fim, dado que há muito não terminava um rali. Espero ser ainda mais competitivo na Aboboreira”, comentou o piloto de Guimarães.

Muito regular, embora sem nunca interferir na discussão dos lugares do pódio, José Pedro Fontes (Citroen C3) destacou-se sempre do saudita Rakan Al-Rashed (Skoda Fabia), mesmo tendo sofrido um furo já na parte final. “Foi o rali que conseguimos fazer e o 4º lugar acaba por ser positivo”, confessava o piloto portuense. Paulo Meireles (Hyundai i20N) e Pedro Almeida (Skoda Fabia) travaram um despique curioso na parte final do rali, acabando a vantagem, embora em igualdade de tempo, do lado do primeiro. “Alinhei ainda a sofrer os efeitos de uma forte gripe e apostado em adquirir ritmo e fazer quilómetros. O resultado final acaba por corresponder às minhas expetativas. Espero surgir melhor no Rali Terras D’Aboboreira”, dizia Meireles, enquanto o seu rival lamentou: “Não iniciei bem o dia de hoje e depois de duas saídas de estrada durante a manhã, perdi a confiança. Procurei recuperá-la aos poucos, mas, entretanto, o rali terminou”.

De regresso ao CPR, Diogo Salvi (Skoda Fabia) confessou falta de uma boa condição física, o que não o impediu de terminar num confortável 8º posto, enquanto o jovem Lucas Simões (Ford Fiesta) deu mais um passo em frente na sua época de aprendizagem entrando do “top 10” e concluiu na frente de Paulo Neto (Skoda Fabia), cujo furo no último troço da manhã não deixou de penalizar o seu desempenho.

No Campeonato 2RM Ricardo Sousa (Peugeot 208) dominou, com uma diferença final de 1m24.8s para o campeão Ernesto Cunha (Peugeot 208), que ao partir no grupo da frente acabou por ser prejudicado por “abrir a estrada”. “Apesar de tudo, conquistei um grande resultado, face às circunstâncias em que disputei os troços. Tive que ser paciente e não arriscar, caso contrário teria ficado pelo caminho”, dizia o campeão em título, enquanto o vencedor, Ricardo Sousa, falava de um triunfo estratégico: “Sabia que de manhã deveria entrar um pouco ao ataque, até porque partíamos atrás. O plano deu certo e após o almoço procurámos gerir a vantagem e correu tudo bem, somando o número máximo de pontos para o campeonato”. O ucraniano Anton Korzun (Peugeot 208), muito regular e mesmo com alguns percalços, como um furo, garantiu o pódio.

No Campeonato Júnior, Hugo Lopes (Peugeot 208) chamou a si o triunfo, somando quase meio minuto de diferença para Kevin Saraiva (Peugeot 208), com Gonçalo Fernandes (Peugeot 208), o campeão em título, a sair do Algarve com o terceiro lugar final.  O Rali Terras D’Aboboreira (28/29 de Abril) será a próxima prova do Campeonato de Portugal de Ralis, decorrendo nos concelhos de Amarante, Baião e Marco de Canaveses.