2011

6 Horas de Resistência de Clássicos

O Circuito Vasco Sameiro voltou a acolher as 6 Horas de Resistência de Clássicos, o clássico evento que todos os anos termina a época da velocidade nacional. Sendo realizada num fim de semana frio e chuvoso, a presença do público não foi numerosa. No entanto, a competição em pista compensou esse facto e as disputas foram o prato do dia, com diversões alterações na classificação ao longo dos 360 minutos de prova.

A vitória nesta longa prova foi alcançada pela Fábrica Italiana – Trsport, através do Alfa Romeo Alfasud Sprint pilotado por Alexandre Beirão, Carlos Abreu, Paulo Lagoa e Gonçalo Manahu. Na segunda posição foi entregue ao Ford Escort do Team Stand Carvalho, pilotado por Manuel Ferreira, Silvino Pires, Carlos Pires e Ricardo Costa, que alcançaram esta posição na derradeira hora da prova, quando a chuva fez a sua aparição e complicou a vida aos pilotos em pista. O 3º lugar foi entregue ao VW Scirocco do Scrirocco Team, pilotado por Fernando Xavier e Pinto dos Santos, os quais ainda chegaram a alcançar a 2º posição mas que acabaram por ceder após a presença da chuva no traçado bracarense.

O Direita3 esteve presente, terminando a sua época de 2011 com a cobertura desta longa prova, sempre um clássico no calendário da velocidade nacional e que todos os anos reúne belas máquinas num traçado exigente.

Garagem Aurora Festival of Speed

A Garagem Aurora, mítica oficina responsável por alguns dos mais competitivos Porsches utilizados nos campeonatos nacionais, foi alvo de homenagem por parte do Club Racing e do CAM no Circuito Vasco Sameiro. Reunindo um leque alargado de viaturas, entre super desportivos modernos, clássicos intemporais, bem como Formulas e viaturas de competição, o evento atraiu bastante interesse e proporcionou um bom espectáculo aos pilotos e espectadores presentes no circuito bracarense.

Mestre Eduardo, responsável pela Garagem Aurora e todos os seus triunfos, esteve presente em Braga e não escondeu a sua emoção, agradecendo a falange de máquinas, pilotos e adeptos presentes que ajudaram à realização de um evento memorável. As recordações da história da mítica oficina portuense foram constantes, com a presença de diversas máquinas preparadas pela Garagem Aurora ao longo da sua história, com especial para os Porsche (a especialidade, sendo uma imagem de marca da oficina).

O staff do Direita3, adeptos incondicionais da Garagem Aurora e do seu trabalho, não puderam deixar de estar presentes nesta prova, trazendo até vós os registos de um dia inesquecível.

Rampa Expo-Clássicos

A Rampa Expo-Clássicos, realizada no mesmo traçado utilizado pela Rampa da Penha, voltou a reunir o pelotão do Campeonato de Portugal de Montanha e os participantes do Desafio Único, bem como um grande número de espectadores. Sendo a última prova do ano para a Montanha,  todos os principais animadores do campeonato estiveram presentes para um último desafio.

Paulo Ramalho e o seu Juno SSE, campeões depois da vitória na última prova em Cerveira, voltaram a marcar o ritmo e saíram vencedores de Guimarães, quer na Classificação Geral, quer na Categoria 2. João Fonseca, o seu principal rival com o Silver Car CM, foi o 2º classificado a apenas 2.110 segundos de Ramalho. O último lugar do pódio foi conseguido por Nuno Guimarães, em BRC CM 02. Entre os Clássicos (Categoria 3), o vencedor foi José Artur Teixeira, em Austin Mini, enquanto que na Categoria 1 e na Taça Nacional de Montanha, os vencedores foram João Barros, em Citroen Saxo Kit Car e João Peixoto, em Austin Mini respectivamente.  Finalmente, no Desafio Único os vencedores foram André Pinto/António Ferreira, no FEUP 2 e Afonso Cidrais/Paulo Magalhães, no FEUP 1.

O Direita3 esteve presente em Guimarães, acompanhando a par e passo os desenvolvimentos da última prova do Campeonato Nacional de Montanha.

Autoclássico & Motorshow

O Autoclássico & Motorshow volta a reunir no recinto da Exponor inúmeros fãs, quer portugueses, quer espanholes, para acompanhar um evento de grande interesse e que contou com a presença de grandes figuras e máquinas do automobilismo nacional e internacional. Miki Biasion foi a figura de cartaz da edição de 2011 e não defraudou as expectativas dos espectadores presentes nas várias bancadas.

Relativamente à classificação final do Motorshow, Ricardo Teodósio e o seu Mitsubishi Lancer EVO IV foram os vencedores , alcançando o tempo de 1m05,965s. O segundo classificado foi Vítor Pascoal, no seu Mitsubishi EVO VII de treinos, com o tempo de 1m06,677s. O 3º classificado foi Valter Gomes, em Mitsubishi Lancer EVO X, com um tempo de 1m07,351s. O piloto convidado, Miki Biasion, ficou apenas no 5º lugar, com um tempo de 1m08,105s. O melhor 2RM foi Ivo Nogueira, Citroen DS3 R3T, alcançando o 4º lugar com um tempo de 1m07,687s.

O Direita3 marcou presença na Exponor, acompanhando os desenvolvimentos deste grande evento de promoção dos desportos motorizados e dos automóveis clássicos.

24 Horas de Karting de Gaia

As 24 Horas de Karting de Gaia tornaram-se uma referência e todos os anos, centenas de pilotos alinham numa prova que atrai milhares de espectadores às ruas de Vila Nova de Gaia. Contando com pilotos amadores e experientes, a variedade esteve assegurado e o espectáculo também…o traçado delineado nas zonas circundantes da Avenida da República continua a proporcionar diversos pontos emocionantes e a rapidez neste circuito depende não só de um kart bem afinado, mas também de muito coração na abordagem dos pontos chave.

A equipa InKart foi a vencedora da prova, com cerca de 1147 voltas cumpridas ao longo de 24 Horas, tendo sido seguida pela equipa Rádio Nova Era em 2º lugar e Karting 4 Speed, em 3º lugar, com diferenças de 3 e 6 voltas para o vencedor, respectivamente. Uma pequena diferença que demonstra a competitividade das várias equipas em prova, bem como a qualidade dos seus diversos pilotos.

O Direita3 marcou presença nesta prova citadina, partilhando convosco alguns dos momentos mais marcantes da prova nortenha.

Caramulo Motor Festival

O Caramulo Motor Festival voltou a atrair inúmeros espectadores para os seus variados eventos, desde concentrações de clássicos a feira de automobilia, passando obviamente pela Rampa do Caramulo, a contar para o Campeonato Nacional de Montanha. Embora contando com um leque reduzido de pilotos, a disputa pelo primeiro lugar foi animado, com o vencedor a ser uma surpresa.

João Fonseca, no SilverCar CM08, foi o vencedor da prova, suplantando Paulo Ramalho e o seu Juno SSE por uns incríveis 0.348s. António Nogueira, em Porsche 996 GT2, foi o 3º classificado e vencedor da Categoria 1, onde não deu qualquer hipótese à concorrência. No que concerne os Clássicos, Martine Pereira e o seu Lola T70 foram os vencedores.

O Direita3 esteve presente no Caramulo, registando alguns dos melhores momentos da prova que agora vos disponibilizamos.

Super Especial da Maia

A Super Especial da Maia, organizada pelo Clube Aventura do Minho, reuniu um leque interessante de viaturas de competição na Zona Industrial da Maia, numa iniciativa inédita nesta cidade. Apesar do período de férias, os espectadores não deixaram de comparecer a esta prova e vibraram com o som dos motores e a exuberante condução dos pilotos.

Tiago Reis, num fantástico BRC foi o vencedor da prova com o tempo de 2 minutos e 6 segundos, tendo sido seguido por Manuel Ferreira, em Mitsubishi Lancer EVO VI, com o tempo de 2 minutos e 12 segundos. O terceiro classificado foi Carlos Pires, com o Renault Clio R3, também com o tempo de 2 minutos e 12 segundos. A Super Especial da Maia é um evento com todas as condições para se repetir, embora se devam repensar aspectos com a segurança, precária em determinados pontos do traçado.

O Direita3 marcou presença neste evento inédito na Maia, trazendo até vós alguns dos melhores registos.

Circuito da Boavista – GPHP – Sexta Feira

Circuito da Boavista – GPHP – Sábado

Circuito da Boavista – GPHP – Domingo

O Circuito da Boavista – Grande Prémio Histórico do Porto, organizado pela Porto Lazer,  trouxe de volta às ruas do Porto o espectáculo da Velocidade nacional e internacional. Contando com diversas máquinas de outros tempos, o espectáculo esteve garantido ao longo de um fim de semana recheado de bons momentos.

O fim de semana foi marcado por grandes corridas, muito espectáculo e boa competição. Sport Protótipos e Formula 1 foram os pratos principais de um programa recheados de motivos de interesse. Taça ANPAC, Old Timers, Gentlemen Drivers e Touring Car Pré-66 foram outras das categorias que estiveram presentes em pista, contribuindo para um fim de semana memorável.

O Direita3 esteve presente na Boavista neste regresso da Velocidade à Invicta e traz até vós os melhores registos do evento.

Circuito de Braga – I

O Circuito de Braga – I, organizado pelo Clube Automóvel do Minho, marcou o regresso da Velocidade Nacional ao tradicional circuito nortenho. Numa antevisão do que se pudera encontrar no Circuito da Boavisa, tanto os pilotos como as máquinas fizeram a sua última preparação para o evento da cidade do Porto. Com a presença de um leque variado de Clássicos e GTs, as corridas também foram animados e proporcionaram um belo espectáculo ao público presente.

No que concerne os Clássicos até 1300cc (CPCC 1300), o vencedor de ambas as provas foi Rui Azevedo, em Ford Escort, sendo sempre seguido por Vítor Araújo, em Datsun 1200. Os terceiros lugares desta categoria ficaram entregues a Miguel Ferreira (na 1ª corrida) e Alexandre Beirão (na 2ª corrida).Relativamente aos Clássicos de maior cilindrada (CPCC), o domínio de Carlos Barbot e do seu Lola T70 foram evidentes, mesmo se António Barros ainda incomodou na 1ª corrida, até sofrer de problemas de motor. Ribeirinho Soares, em Porsche 934 e Joaquim Jorge, em Ford Escort, foram os 2º e 3º classificados nas duas corridas.

Finalmente, relativamente aos GTs, a 1ª corrida ficou marcada pela penalização de 1 volta imposta ao Lamborghini Gallardo GT3 da Goodsense e que entregou assim a vitória ao Mercedes SLS GT3 da Vodafone BP Ultimate. Desta forma, José Pedro Fontes e Miguel Barbosa puderam saborear a vitória, numa prova muito disputada e que também contou com César Campaniço e Ni Amorim no Audi R8, tendo estes terminado na 2ª posição. Na 2ª corrida, a vitória não escapou e a Goodsense levou a melhor, tendo o Mercedes SLS ficado em 2º e o Audi R8 em 3º.

O Direita3 marcou presença no Circuito Vasco Sameiro e traz até vós alguns dos melhores registos desta prova do Campeonato de Portugal de Circuitos.

Rampa da Falperra

A Rampa da Falperra, organizada pelo Clube Automóvel do Minho e que trouxe de volta as máquinas do Campeonato Europeu de Montanha. Um traçado espectacular, ladeado por um grande número de espectadores sempre presentes, a prova teve todos os condimentos para uma autêntica festa. O vitória acabou por recair sobre Fausto Bormolini e o seu Reynard K02, o mais evoluído do plantel e que contava com bastante material do malogrado Lionel Regal. O melhor piloto português foi Patrick Cunha, que com o sonante Lamborghini Gallardo LP600 conseguiu ultrapassar pilotos como António Nogueira e Paulo Ramalho.

Entre os participantes do Campeonato Europeu de Montanha, o 2º classificado foi Adriano Zerla, com a barqueta mais rápida (Osella PA30), enquanto que o terceiro classificado foi Otakar Kramsky, com um Reynard K11. Outro dos destaques da prova foi o espectacular BMW 134 Judd de Georg Plasa, que contava com um Judd V8 de 3.4 litros…e muitos espectadores curiosos! Relativamente aos pilotos pertencentes ao Campeonato Espanhol de Montanha, o vencedor foi Angel Castro num Seat Cupra GT. Finalmente, no Ford Transit Trophy os vencedores foram José Pedro Leite e António Rodrigues, nos FEUP 1 a vitória recaiu sobre Carlos Santos e António Duarte e nos FEUP 2 a vitória coube a Pedro Borges e a João Batista.

O Direita3 esteve presente neste regresso da Falperra ao Campeonato Europeu de Montanha, registando alguns dos melhores momentos da prova.

Rali Serras de Fafe

O Rali Serras de Fafe, organizado pela Demoporto, marca a única prova em pisos de terra “tradicional” do Campeonato de Portugal de Ralis. Uma prova que foi acompanhada por condições climatéricas muito instáveis, com os troços a ficarem bastante degradados, o que acabou por condicionar a prestação dos pilotos presentes. Vitor Lopes estreou-se nas vitórias à geral no Campeonato de Portugal de Ralis, pilotando o Subaru Impreza N14 da ARC Sport para um triunfo indiscutível.

Relativamente às viaturas de duas rodas motrizes que competem no CPR2, o vencedor também pertenceu à equipa ARC Sport. O madeirense João Silva, a bordo de um Renault Clio R3, chegou, viu e venceu…na sua estreia na terra! No que concerne a Taça da Portugal de Ralis, o vencedor foi Júlio Bastos, a bordo do sempre espectacular BMW M3 E30. Entre as principais desilusões da prova nortenha, de destacar a prestação de Vítor Pascoal, em Mitsubishi Lancer EVO X e Pedro Peres, em Mitsubishi Lancer EVO IX, dos quais se esperava um andamento mais aguerrido para alcançar a vitória final.

O Direita3 marcou presença em Fafe, para mais uma prova do Campeonato de Portugal de Ralis, trazendo até vós diversos momentos da prova em questão.

2º Festival de Carros Clássicos da Sr.ª da Hora

O Festival de Carros Clássicos, realizado este ano pela segunda vez na Senhora da Hora, em Matosinhos, juntou algumas viaturas de interesse e um público sempre aficionado por automóveis. Contando com modelos oriundos de marcas tão diversas como Alfa Romeo, Porsche, BMW e Datsun, entre outras, o Festival teve o apoio local e as condições necessários para um dia bem passado.

Contando também com uma pista improvisada, onde diversas viaturas puderam dar algum espectáculo às inúmeras pessoas presentes, o Festival contou também com a presença de alguns membros do Team Drift Unit, com o destaque a recair sobre o Nissan 240SX  que tanta borracha queimou ao longo do dia.

O Direita3 esteve presente neste evento e traz até vós alguns dos melhores momentos de um dia bem passado.

Rali de Famalicão

O tradicional Rali de Famalicão celebrou em 2011 a sua 25ª edição, contando no entanto com uma lista de inscritos mais pobre que as existentes em edições anteriores. Nuno Cardoso, em Mitsubishi Carisma GT, foi o vencedor da prova a contar para o Campeonato Regional do Norte, enquanto que Miguel Barbosa, no Mitsubishi Lancer EVO V, foi o vencedor na Prova Extra. A prova também ficou marcada pela anulação da 1ª passagem pela especial de Telhado, em virtude de um incêndio nas imediações do troço.

Júlio Bastos, no seu sempre espectacular BMW M3 E30, foi um confortável 2º lugar, aproveitando para dar algum show aos inúmeros espectadores presentes ao longo dos troços. Luís Bastos, em BMW 325, foi o 3º classificado, depois de Bruno Teixeira, em BMW M3 E36, ter sido penalizado em 20 segundos no final da prova. Luís Mota, foi a principal desistência da prova, depois de ter sentido problemas na direcção do seu Mitsubishi Lancer EVO VI.

O Direita3 marcou presença em Famalicão e registou alguns dos melhores momentos da prova, que apesar de diversos percalços, foi do agrado das gentes de Famalicão.

Rali Coração de Ouro

O Rali Coração de Ouro, na sua segunda edição e com um formato renovado, com 4 passagens numa única especial, viu dois vencedores distintos: Luís Mota, num novo Lancer EVO VI, venceu a prova entre os inscritos do Campeonato Regional do Norte, enquanto que Rui Garcia e o seu Porsche 997 GT3 triunfaram entre os pilotos inscritos na Prova Extra. Um Rali bastante interessante e que acabou por atrair muito público.

O piloto da Competisport viu a sua tarefa facilitada depois da desistência prematura de Renato Pita, que teve problemas eléctricos no seu Lancer EVO VI logo na primeira passagem. Quem beneficiou com isto foi Alberto Cabral, que levou o Lancer EVO VII da Andromeda ao segundo lugar, numa evolução que tem sido bastante positiva. O 3º classificado entre os Regionais foi Júlio Bastos, que deu muito espectáculo com o seu BMW M3. No que concerne à Prova Extra, Ivo Nogueira e o seu DS3 R3T foi o maior adversário de Rui Garcia, tendo Paulo Torres, ao volante de um Ford Escort, sido o 3º classificado.

O Direita3 esteve presente em Gondomar e não perdeu a oportunidade de capturar alguns momentos que marcaram esta prova do Campeonato Regional do Norte e Prova Extra.

Rali Torrié

O Rali Torrié, 1ª prova do Campeonato de Portugal de Ralis foi para a estrada e deu o mote para uma época que se prevê pobre em termos de máquinas e pilotos inscritos.  Contando com cerca de 50 pilotos inscritos, o Rali Torrié atraiu também um elevado número de pilotos espanhóis. O açoriano Ricardo Moura, em Mitsubishi Lancer EVO IX, foi o vencedor de uma prova que cede viu os seus principais concorrentes serem afectados por problemas ou desistirem. O pódio ficou completo com Paulo Antunes em Citroen C2R2Max e Ivo Nogueira, em Citroen DS3 R3T.

O Rali Torrié contou também com a presença da Taça de Portugal de Ralis, ganha pelo vieirense José Castro, em Subaru Impreza, enquanto que no Campeonato Regional Nordeste,  Paulo Silva foi o vencedor com o já conhecido BMW M3 do CAM. A prova também ficou marcada por vários acidentes, entre os quais o de Vítor Senra, em Peugeot 206 S1600 e o de Rafael Pérez, em Peugeot 206 GTi, tendo este último sido transportado para o hospital com alguns ferimentos.

O Direita3 marcou presença nesta prova, recolhendo algumas imagens dos momentos mais importantes da prova que deu o tiro de partida para o Campeonato de Portugal de Ralis, edição de 2011.

Rali de Montelongo

O Rali de Montelongo iniciou a temporada de 2011 dos desportos motorizados nacionais e foi o palco de um Rali bastante interessante, cujo vencedor foi conhecido apenas na última especial. As diversas desistências também foram motivo de alterações na “hierarquia” habitual, o que levou a resultados finais inesperados.

António Rodrigues, num Citroen Saxo VTR foi vencedor, tendo alcançado tal posição apenas na 2ª passagem por Queimadela. Ricardo Teodósio desistiu com problemas no Lancer EVO IV, Mário Barbosa fura e deixa a liderança para Gil Antunes, que também fica sem gasolina. Samir Sousa, no Nissan Sunny GTI-R também sofre problemas com a caixa de velocidades (descendo para 14º), deixando Rodrigues com a 1º posição. Um autêntico final “à Hollywood”… Ainda durante a 1º passagem por Montim, a dupla Jorge Santos/Isabel Branco sofre um violento acidente, derrubando um poste.

O Direita3 iniciou também as suas coberturas em 2011 com esta prova, trazendo até vós alguns registos fotográficos do espectáculo que se pôde assistir em Fafe.