Latvala bate Ogier no Rally de Portugal
O finlandês Jari-Matti Latvala bateu o seu colega de equipa Sébastien Ogier e conquistou o triunfo no Vodafone Rally de Portugal. Mesmo com um ritmo endiabrado nas derradeiras etapas, o piloto francês foi incapaz de igualar o número de vitórias alcançado por Markku Alen na prova portuguesa. O norueguês Andreas Mikkelsen completou um pódio dominado pelas cores da Volkswagen Motorsport.
O arranque da prova portuguesa deu-se na quinta feira, com a realização da Super Especial de Lousada, que acolheu cerca de 20 mil adeptos dos ralis para um final de tarde recheado de espectáculo. No capítulo desportivo, Andreas Mikkelsen foi o primeiro líder da prova, deixando Sébastien Ogier imediatamente atrás de si, a 0.5 segundos de distância. Jari-Matti Latvala foi o 3º classificado e o primeiro não-Volkswagen foi Robert Kubica, na 4ª posição.
Durante a madrugada de sexta feira, um incêndio em Ponte de Lima ameaçava a realização da classificativa com o mesmo nome. No entanto, o árduo trabalho dos bombeiros ao longo da noite permitiu a 1ª passagem da caravana do WRC pelo desafiante troço. Dani Sordo suplantou Andreas Mikkelsen logo no arranque do dia, ascendendo à liderança da prova, No entanto, o piloto norueguês voltou a liderança na 1ª passagem por Caminha. Em Viana do Castelo, Jari-Matti Latvala surpreendeu e foi o mais rápido, saltando para a 1ª posição.
Com a 2ª passagem por Ponte de Lima anulada devido ao incêndio que consumia a região, os esforços centraram-se na 2ª passagem por Caminha e Viana do Castelo. E se na 1ª classificativa, Sébastien Ogier foi o piloto mais rápido, Jari-Matti Latvala voltou a vencer na passagem por Viana do Castelo e terminou o dia com 11.1 segundos de vantagem sobre Kris Meeke e 16 segundos de distância relativamente a Andreas Mikkelsen. Destaque ainda para o momento insólito desta 1ª etapa: um incêndio consumiu a viatura 00, levando à neutralização da 1ª passagem pela classificativa de Ponte de Lima.
A 2ª etapa arrancou com uma vitória de Andreas Mikkelsen na 1ª passagem por Baião, com Sébastien Ogier imediatamente atrás do piloto norueguês. No Marão, Kris Meeke conquistou a sua 1ª vitória numa classificativa desta Rali de Portugal e com isso, recuperou a 2ª posição na prova portuguesa. Na longa classificativa de Fridão, Meeke somou mais um triunfo e aproximou-se substancialmente de Jari-Matti Latvala: apenas 6.1 segundos separavam os dois pilotos.
Na 2ª passagem pelo troço de Baião, Sébastien Ogier somou mais um triunfo numa classificativa, superou Andreas Mikkelsen e subiu até à 3ª posição. Com pneus macios à frente, o piloto francês prosseguiu com o ataque na 2ª passagem pelo Marão e aproximou-se de Kris Meeke. Na última classificativa do dia, a 2ª passagem pelo Fridão, Ogier foi mais rápido do que Meeke e ascendeu à 2ª posição, a apenas 9.5 segundos de distância do líder Jari-Matti Latvala.
O último dia de prova iniciou-se com uma passagem pela espectacular classificativa de Fafe e Sébastien Ogier entrou ao ataque com mais uma vitória numa classificativa. Para a classificativa de Vieira do Minho, com apenas uma passagem, apenas 7.8 segundos separavam os dois pilotos da frente. A Cabreira acabaria por ser o local onde o vencedor do rali seria encontrado: Latvala respondeu ao ataque de Ogier e ganhou 2.6 segundos ao campeão francês.
Com apenas a derradeira passagem por Fafe por cumprir (sendo também o Power Stage da prova portuguesa), Sébastien Ogier teria que ganhar cerca de 1 segundo por Km ao longo dos 11.1 Km da classificativa minhota para poder bater Jari-Matti Latvala. Uma tarefa impossível até mesmo para o piloto francês, o eventual vencedor do Power Stage da prova portuguesa.
Jari-Matti Latvala terminou desta forma o Vodafone Rally de Portugal com 8.2 segundos de vantagem sobre Sébastien Ogier, alcançando o seu 1º triunfo na prova portuguesa. Andreas Mikkelsen completou o pódio após uma 3ª etapa decisiva, onde superou Kris Meeke na 1ª passagem por Fafe. O piloto britânico foi mesmo melhor dos pilotos não-Volkswagen, à frente de Ott Tanak no novo Ford Fiesta RS WRC. O melhor representante da Hyundai foi Dani Sordo, na 6ª posição.
Relativamente ao WRC2, Nasser Al-Attiyah bateu a armada da Skoda Motorsport, composta por Pontus Tidemand e Esapekka Lappi. No WRC3, Quentin Gilbert levou o Citroen DS3 R3T ao triunfo e na Driver DMack Cup, o vencedor foi Max Vatanen. Entre os portugueses, Miguel Campos foi o melhor representante lusitano, batendo Miguel Jorge Barbosa e Elias Barros.