Dakar 2016: Prólogo
O Dakar 2016 arrancou este Sábado com um pequeno prólogo, de apenas 11 Km competitivos, para o estabelecimento da ordem de partida para a 1ª etapa, que decorrerá durante o dia de hoje. Entre os automóveis, Bernhard Ten Brinke colocou a Toyota Hilux da Overdrive no lugar mais alto da tabela classificativa. Joan Barreda Bort e Rúben Faria rubricaram o mesmo tempo entre as motos e Ignacio Casale foi o mais rápido entre os quads.
Embora Bernhard Ten Brinke tenha sido a surpresa do prólogo, disputada na ligação entre Buenos Aires e Rosário, destaque ainda para o bom andamento dos Peugeot 2008 DKR 16. Carlos Sainz colocou a viatura francesa na 2ª posição, a apenas 3 segundos de Ten Brinke, apesar de um pequeno percalço com o capot do 2008 DKR 16. Na 3ª posição ficou Xevi Pons, num Ford Ranger com apoio da marca norte-americana. O português Carlos Sousa foi o 16º classificado deste prólogo.
Nas motos, Rúben Faria levou a Husqvarna à liderança, partilhada com a Honda de Joan Barreda Bort. Hélder Rodrigues, de regresso ao Dakar numa Yamaha, foi o 3º classificado deste prólogo. Já Paulo Gonçalves sofreu alguns problemas com a sua Honda e terminou o dia na 50ª posição, a cerca de 1 minuto do piloto mais rápido do dia.
Quanto aos quads, Ignacio Casale foi o piloto mais rápido do dia, batendo Marcos Patronelli por apenas 5 segundos. O argentino Pablo Copetti, a “jogar” em casa, foi o 3º classificado desta categoria. Destaque ainda para o acidente da piloto chinesa Guo Meiling, a bordo de um Mini All4Racing da X-Raid, que provocou 4 feridos com alguma gravidade. O apoio médico foi imediatamente activado, tendo os feridos sido evacuados para o hospital mais próximo. 4 helicópteros e 3 ambulâncias foram chamadas ao local.