Dave Mirra encontrado morto nos EUA
O piloto norte-americano e lenda dos desportos radicais, Dave Mirra, foi encontrado morto nos Estados Unidos. Mirra tinha 41 anos e de acordo com as últimas informações avançadas pelos orgãos de comunicação locais, terá colocado termo à sua própria vida. Os seus inúmeros colegas de profissão e amigos já reagiram a este acontecimento através das redes sociais.
Nos desportos motorizados, Dave Mirra participou entre 2011 e 2013 no Global Rallycross Championship a bordo de um Subaru Impreza WRX STI preparado pela equipa oficial do construtor nipónico. Para além destas participações, o piloto norte-americano também competiu no WorldRX em 2015, ao volante de um MINI RX preparado pela JRM. Esta participação na prova germânica, disputada em Hockenheim, marcou a estreia da viatura britânica no WorldRX.
Para além do Rallycross, Dave Mirra também disputou o campeonato norte-americano Rally America entre 2008 e 2011, a bordo de um Subaru Impreza WRX STI. A sua primeira vitória surgiu em 2009 no Team O’Neil Rally, o qual venceu com cerca de 50 segundos de vantagem sobre a oposição directa.
Dave Mirra tornou-se uma lenda nos desportos radicais ao conquistar 24 medalhas (14 de ouro) nos X-Games, recorde esse que foi apenas superado por Bob Burnquist, em 2013. Em 1992, Mirra profissionalizou-se e desde então, tornou-se uma referência no BMX. Em 2005, conquistou o Best Male Action Sports Athlete ESPY Award.
As reacções a esta fatalidade surgiram de imediato nas redes sociais. Tony Hawk, também ele uma lenda nos skates, foi um dos primeiros a expressar os seus sentimentos e realçar os motivos que terão levado a este trágico desfecho: “Adeus Dave Mirra, pioneiro, ícone e lenda. Obrigado pelas tuas lembranças, estamos de coração partido. Para todos os que lutam consigo próprios, por favor, procurem ajuda pois vocês não estão sozinhos”.