Fórmula 1 arranca com vitória de Nico Rosberg
22 Março 2016 - José Soares da Costa

GP da Austrália

A nova temporada da Fórmula 1 arrancou com o Grande Prémio da Austrália, disputado no circuito de Albert Park. O alemão Nico Rosberg prosseguiu com a senda de vitória da temporada passada, batendo o seu colega de equipa Lewis Hamilton e o Ferrari de Sebastien Vettel. A estreante HAAS surpreendeu tudo e todos ao terminar na 6ª posição e Fernando Alonso sobreviveu a um impressionante acidente a 310 km/h.

O campeão em título Lewis Hamilton deu o mote durante as sessões de treinos livres e qualificação, rubricando mais uma pole position para o seu vasto currículo. No entanto, os primeiros metros do Grande Prémio da Austrália iriam alterar todo este cenário. Um arranque menos conseguido por parte do piloto britânico atirou-o para a 3ª posição, sendo pressionado por Nico Rosberg na abordagem à 1ª curva do traçado australiano.

Sem outra hipótese senão levantar o pé do acelerador, Hamilton viu-se engolido pelo pelotão e desceu até à 6ª posição. Enquanto isso, Sebastien Vettel teve um arranque canhão a partir da 3ª posição, saltando para a liderança da prova. Numa exibição semelhante à demonstrada nos seus dias de glória na Red Bull, Vettel dilatou a vantagem relativamente a Nico Rosberg para cerca de 1.5 segundos durante as voltas iniciais do Grande Prémio.

Fernando Alonso

No entanto, tudo seria novamente alterado na 17ª volta: Fernando Alonso tentou ultrapassar Esteban Gutiérrez na recta que antecede a 3ª curva do circuito de Albert Park. Com o DRS activado e rodando a cerca de 310 km/h, o piloto espanhol embateu no pneu traseiro esquerdo do HAAS do piloto mexicano. O Mclaren foi projectado com bastante violência contra os muros de protecção e capotou ao tocar gravilha presente na zona de escapatória. O monolugar britânico ficou completamente destruído, mas Alonso saiu ileso e pelo seu próprio pé.

Os inúmeros detritos presentes na pista ditaram a interrupção imediata da prova. Após um período de paragem com bandeira vermelha, o Grande Prémio foi retomado com Sebastien Vettel na liderança da prova, mas sem os 5 segundos de vantagem que havia conquistado até esse momento. A interrupção do Grande Prémio ditou a alteração de algumas estratégias de corridas dos principais candidatos à vitória, tendo sido este o principal factor a ditar o desfecho desta prova.

A Mercedes optou pela mudança dos pneus macios para pneus médios durante a paragem da prova, apostando num longo stint com estes composto de pneus. Já na Ferrari, a aposta recaiu sobre a manutenção dos pneus super-macios usados, o que obrigaria Sebastian Vettel a efectuar uma paragem adicional na via das boxes.

Nico Rosberg

Para que a opção da Ferrari funcionasse em pleno, Sebastien Vettel teria que rodar num ritmo substancialmente superior aos Mercedes, ganhando desta forma o tempo necessário para a paragem extra na via das boxes. No entanto, Vettel nunca demonstrou o ritmo ideal, acabando por deixar o triunfo nas mãos da Mercedes. Após a derradeira passagem pelas boxes, o piloto alemão caiu inclusivamente para a 3ª posição e nunca esteve em posição de ultrapassar Lewis Hamilton até ao final do Grande Prémio.

Enquanto isso, Nico Rosberg rodou confortavelmente na frente dos seus adversários e conquistou mais uma vitória num Grande Prémio. Após um final de temporada de 2015 onde bateu consistentemente Lewis Hamilton, Rosberg entrou definitivamente com o pé direito em 2016. No entanto um pequeno susto com as temperaturas dos travões do seu Mercedes, quando ainda faltava cumprir cerca de um terço da prova, poderia ter colocado em risco a continuidade do piloto alemão neste Grande Prémio.

O diminuto desgaste dos pneus médios nos Mercedes W06 fez soar os alarmes na concorrência directa: os monolugares germânicos efectuaram 39 voltas com este composto, um facto de assinalar que os colocou na rota da vitória. Serão os monolugares da Ferrari capazes de igualar tal feito? E serão capazes de acompanhar o ritmo apresentado pelos seus rivais da Mercedes?

GP da Austrália

Daniel Ricciardo voltou a ter uma boa exibição em casa, levando o seu Red Bull até à 4ª posição. O piloto australiano registou o volta mais rápida do Grande Prémio, após a mudança para pneus super-macios na sua derradeira paragem na via das boxes. Felipe Massa, 5º classificado, foi incapaz de conter o piloto australiano atrás de si na fase final da prova.

Na 6ª posição terminou a surpresa deste fim de semana: Romain Grosjean levou a estreante HAAS aos pontos, dando um bom sinal para o resto da temporada. Sendo um monolugar bem nascido, o HAAS VF-16 demonstrou um bom ritmo com os pneus da Mercedes, rodando cerca de 39 voltas com este composto, à semelhança dos Mercedes. O Force India de Nico Hulkenberg e o Williams de Valtteri Bottas terminaram imediatamente atrás do monolugar norte-americano.

As derradeiras posições pontuáveis foram palco de um animado duelo entre companheiros de equipa. Carlos Sainz Jr. e Max Verstappen lutaram taco-a-taco ao longo do Grande Prémio, tendo o piloto holandês demonstrado por diversas vezes à equipa, via rádio, a sua irritação perante esta situação. No entanto, o piloto espanhol acabaria mesmo por levar a melhor relativamente ao seu jovem companheiro de equipa.