José Maria López domina no “Inferno Verde”
A viagem do WTCC ao “Inferno Verde”, em Nurburgring Nordschleife, ficou marcada pela dupla vitória de José Maria López e pelo aparatoso acidente do piloto português Tiago Monteiro, felizmente sem consequências físicas. A jornada alemã ficou ainda marcada pela notícia da desclassificação dos Honda Civic das provas disputadas na Hungria e Marrocos, tendo a Honda já apelado desta decisão.
Tiago Monteiro partiu da pole position para a 1ª prova do fim de semana, liderando um pelotão dominado pelos Citroen C-Elysée, oficiais e privados. Resistindo à pressão exercida pela viaturas francesas, Tiago Monteiro permaneceu na liderança até à 3ª e última volta desta 1ª corrida do fim de semana.
Na aproximação a uma das curvas mais rápidas do circuito alemão, Monteiro sofreu um furo e embateu violentamente nos rails, sendo projectado para a pista. Sem forma de escapar ao que acontecia à sua frente, Yvan Muller embateu no Honda Civic do piloto português.
José Maria López, 3º classificado até este ponto da corrida, teve a sorte do seu lado e conseguiu escapar a esta situação, ascendendo à liderança da prova. Sem nenhum percalço até ao final, López garantiu desta forma a primeira vitória do fim de semana. Tom Chilton e Norbert Michelisz completaram o pódio desta corrida.
Quanto a Tiago Monteiro, acabaria por ser transportado para o hospital para exames médicos. No entanto, o aparatoso acidente não teve consequências físicas para o piloto português.
Na 2ª corrida do fim de semana, o Campeão do Mundo José Maria López partiu da pole position e viu Norbert Michelisz roubar-lhe a liderança logo nos primeiros metros. No entanto, López acabaria por retomar a liderança da prova ainda durante a primeira volta. Gerindo os pneus e a vantagem relativamente aos seus perseguidores, o piloto argentino rumou para uma vitória sem qualquer discussão.
Norbert Michelisz foi o melhor Honda presente em prova, na 2ª posição, enquanto Tom Chilton levou o seu Chevrolet Cruze à derradeira posição do pódio. De referir ainda que Tiago Monteiro, Yvan Muller e Tom Coronel não participaram nesta prova, como consequência directa dos acidentes protagonizados na 1ª prova deste fim de semana.
O fim de semana ficou ainda marcado pela noticia da desclassificação dos Honda Civic, nas provas disputadas na Hungria e Marrocos, por irregularidades no fundo plano das viaturas. Segundo a FIA, este elemento não estaria de acordo com a ficha de homologação e o Anexo J (artigos 263.003 e 263.004). Para além disso, a sua construção também não estaria de acordo com o Anexo J (artigo 263.902).
A Honda já apelou da decisão da FIA, alegando que os fundos planos dos Honda Civic estão de acordo com a regulamentação em vigor. De referir que estes elementos não sofreram qualquer alteração para as duas corridas disputadas no Nurburgring Nordschleife.