Luta Audi/Porsche domina testes em Le Mans
As 24 Horas de Le Mans aproximam-se a passos largos e todas as equipas oficiais e privadas inscritas para a clássica prova francesa marcaram presença no dia de testes oficial, realizado uma semana antes do inicio das hostilidades. Muito embora a Porsche tenha dominado os acontecimentos durante a manhã, foi a Audi quem efectuou o registo mais rápido do dia, aproximando-se dos tempos de qualificação alcançados durante a edição do ano passado. Os pilotos portugueses tiveram uma passagem discreta neste dia de testes.
O dia de testes iniciou-se com um notável registo de 3m22.270s, alcançado por Mark Webber ao volante de um dos Porsche 919 Hybrid. No entanto, este registo acabaria por ser batido por Lucas di Grassi, ao volante do Audi R18 e-tron quattro: 3m21.375s. Uma marca bastante próxima da pole position alcançada por Brendon Hartley durante a edição de 2015 (3m21.061s), num ano em que as alterações regulamentares introduzidas deveriam reduzir o andamento dos LMP1 híbridos.
Quanto à Toyota, a marca nipónica não conseguiu intrometer-se na luta Porsche-Audi. No entanto, os registos alcançados pelos TS050 deixaram esperança para a “semana de todas as decisões”: Anthony Davidson ficou a menos de 1 segundo do tempo de Mark Webber. Entre os LMP2, Tristan Gommendy levou o ORECA-Nissan da Eurasia Motorsport ao topo da tabela de tempos (3m36.690s) e Filipe Albuquerque não teve um dia fácil, devido a um problema mecânico de difícil resolução no Ligier JSP2 da RGR Sport by Morand.
Entre os LMGTE Pro, a Corvette Racing superiorizou-se às restantes formações oficiais, com um registo de 3m55.122s. Nos LMGTE Am, Nick Catsburg marcou o tempo mais rápido, ao volante do Chevrolet Corvette da Labre Competition: 3m57.999s. Rui Águas quedou-se pelo 5º melhor registo, enquanto Pedro Lamy ficou imediatamente atrás na tabela de tempos.