Max Verstappen alcança feito único na F1
O Circuito da Catalunha, palco de inúmeros acontecimentos memoráveis da Fórmula 1, juntou mais um feito ao seu historial: Max Verstappen venceu o Grande Prémio de Espanha e tornou-se o mais jovem vencedor de sempre. Com apenas 18 anos e 222 dias, o piloto holandês, que se estreava ao volante de um Red Bull, aproveitou a confusão no seio da Mercedes e bateu os Ferrari em luta directa.
O Grande Prémio de Espanha iniciou-se com um momento que seria decisivo para o resultado final da prova: os dois Mercedes desentenderam-se e acabaram fora de prova após um toque entre os dois monolugares. Na partida do Grande Prémio, Nico Rosberg conseguiu ultrapassar Lewis Hamilton (que partia da pole position) na entrada para a Curva 1.
No entanto na recta que antecede a Curva 3, Lewis Hamilton rodava com maior velocidade do que Nico Rosberg. O piloto britânico tentou ultrapassar o seu colega de equipa pelo interior, tendo Rosberg respondido ao fechar essa trajectória. O resultado foi um toque entre os dois pilotos que os colocou imediatamente fora de prova.
Numa análise posterior, confirmou-se que o monolugar de Rosberg estava num mapa de motor errado, que se encontrava a recuperar energia no momento da ultrapassagem de Hamilton. Com cerca de 100 cavalos a menos comparativamente ao piloto inglês, Rosberg era um alvo fácil. No momento em que mudava o mapa de motor, Rosberg não terá dado conta da aproximação de Hamilton, o que terá proporcionado o toque.
Após o abandono dos Mercedes, Daniel Ricciardo ficou no comando da prova espanhola. O seu recém-chegado colega de equipa, Max Verstappen, Sebastian Vettel e Kimi Raikkonen seguiam imediatamente atrás do piloto australiano. Após a primeira paragem nas boxes, Ricciardo e Vettel iniciaram um animado duelo que durou até ao final do Grande Prémio.
A decisão do vencedor da prova recairia na estratégia de corrida adoptada pelos pilotos da Red Bull e Ferrari: enquanto Kimi Raikkonen e Max Verstappen optaram por estratégias de duas paragens, Vettel e Ricciardo apostaram em três paragens. A última paragem de Vettel e Ricciardo acabaria por promover Verstappen e Raikkonen à 1ª e 2ª posição respectivamente.
Por muito que Raikkonen tentasse ultrapassar Verstappen, o jovem piloto holandês não cedeu à pressão e acabaria por alcançar o primeiro triunfo da sua carreira na Fórmula 1 por apenas 6 décimos de segundo. Quanto à terceira posição, Daniel Riciardo tentou um ataque na entrada para a Curva 1 a poucas voltas do final do Grande Prémio. No entanto, Sebastian Vettel conseguiu manter a terceira posição até à bandeira de xadrez.
Na 5ª posição terminou Valtteri Bottas, cuja prestação foi ofuscada pelo que se sucedia à sua frente. Carlos Sainz terminou na 6ª posição, com Sérgio Pérez imediatamente atrás. Felipe Massa, Jenson Button e Daniil Kvyat encerraram o lote de pilotos pontuáveis no Circuito da Catalunha.