Nico Rosberg conquista vitória em Monza
6 Setembro 2016 - José Soares da Costa

Nico Rosberg

O piloto alemão Nico Rosberg aproveitou uma falha do Mercedes de Lewis Hamilton para liderar e dominar o Grande Prémio de Itália, sem qualquer contestação por parte dos seus adversários. Apesar do mau arranque, Hamilton recuperou até à 2ª posição e bateu os Ferrari na sua própria casa. Sebastian Vettel foi o melhor representante da escuderia italiana, num dia em que o rendimento dos monolugares transalpinos não esteve à altura dos seus rivais germânicos.

O domínio de Lewis Hamilton na sessão de qualificação não deixou ninguém indiferente e tudo apontava para uma vitória fácil do piloto britânico. No entanto, um mau arranque do campeão em título (motivado por um comportamento errático da embraiagem) acabaria por atirá-lo para a 5ª posição, atrás do seu companheiro de equipa Nico Rosberg, os dois Ferrari e o Williams de Valtteri Bottas. A partida ficou ainda marcada pelo toque entre o Sauber de Felipe Nasr e o Renault de Jolyon Palmer, que resultou no abandono de ambos os pilotos.

Felipe Nasr

Aproveitando os problemas alheios, Nico Rosberg ascendeu à liderança do Grande Prémio e começou a construir uma vantagem considerável relativamente a Kimi Raikkonen e Sebastian Vettel. Atrás dos Ferrari, Hamilton rapidamente ultrapassou Valtteri Bottas e passou a perseguir os dois Ferrari. Apostando numa estratégia de uma única paragem, em contraposição às duas paragens dos Ferrari, Hamilton tinha tudo a seu favor…desde que mantivesse a eficácia dos pneumáticos durante os dois longos stints.

Apostando nos pneus médios para o seu último stint, a escolha acertada dos Mercedes ao longo desta temporada, o piloto britânico foi capaz de manter o ritmo adequado e ultrapassar os Ferrari após a 2ª paragem nas boxes dos pilotos da marca italiana. Sem argumentos para alcançar Nico Rosberg, Hamilton conformou-se com a 2ª posição em Monza, um resultado que o mantém na liderança do Campeonato de Pilotos com apenas 2 pontos de vantagem sobre o seu colega de equipa da Mercedes.

Sebastian Vettel

A luta entre os Ferrari pela derradeira posição do pódio reflectiu-se na montagem de pneus macios nas suas últimas paragens nas boxes. Com borrachas no pico do seu desempenho, Sebastian Vettel logrou bater Kimi Raikkonen e chegou a aproximar-se de Lewis Hamilton, terminando a cerca de 6 segundos do piloto britânico. Daniel Ricciardo foi o 5º classificado, a 18 segundos de Raikkonen e subindo um lugar relativamente à sua posição de partida para o Grande Prémio.

Apesar de ter chegado a rodar na 4ª posição, Valtteri Bottas acabaria por terminar na 6ª posição. Atrás do piloto finlandês terminou o jovem Max Verstappen. Na 8ª e 10ª posição respectivamente terminaram os pilotos da Force India, Sérgio Pérez e Nico Hulkenberg. A separar os dois pilotos da equipa de Vijay Mallya ficou Felipe Massa, simpático piloto brasileiro que tal como Jenson Button, irá encerrar a sua carreira na Fórmula 1 no final desta temporada.