Ogier bate concorrência na Suécia
Apesar das incertezas relativamente à realização da prova, devido à latente falta de neve nas classificativas, o Rali da Suécia foi mesmo para a estrada. E o vencedor? Sébastien Ogier. Atacando desde o arranque da prova, o campeão francês esteve imbatível ao longo das 3 etapas que integraram o programa da prova sueca. Hayden Paddon, num dos novos Hyundai i20 WRC, esteve perto mas terminou na 2ª posição. Mads Ostberg completou o pódio.
A prova sueca esteve em risco de não ser realizada, dada a falta de neve existente nas classificativas. Com o risco dos pneus de pregos deixarem os troços demasiados degradados após as primeiras passagens nas classificativas, a organização alterou o itinerário da prova e removeu as segundas passagens. Apesar das vozes discordantes de alguns pilotos, o Rali da Suécia teve mesmo luz verde para avançar.
Após alguma confusão inicial e um boicote de pilotos que nunca chegou a ser realizado, a primeira classificativa do rali serviu apenas para reconhecimento. Sébastien Ogier entrou ao ataque e venceu todos os troços da primeira metade da etapa inicial. Enquanto isso, Jari-Matti Latvala viu o azar bater-lhe à porta, com a quebra de um semi-eixo logo no 1º troço. Sem assistência, o finlandês completou o resto da etapa apenas com tracção traseira no Volkswagen Polo R WRC.
Sébastien Ogier liderava então o rali com 24.2 segundos de vantagem sobre Andreas Mikkelsen, em Volkswagen Polo R WRC. Kris Meeke completava o pódio, a 28.7 segundos de distância do 1º classificado. Nas classificativas da tarde, duas alterações significativas nas posições do pódio: Kris Meeke ficou arredado da luta pela vitória após um toque que deixou o Citroen DS3 WRC com a direcção aberta e Andreas Mikkelsen também sofreu um pião, perdendo bastante tempo.
Indiferente aos azares dos seus adversários, Ogier dilatou a vantagem até aos 26.9 segundos. Na 2ª posição encontrava-se agora Hayden Paddon, em Hyundai i20 WRC, com um desempenho fenomenal nas derradeiras classificativas da 1ª etapa. No degrau mais baixo do pódio estava um regular Mads Ostberg, em Ford Fiesta RS WRC, a 33.7 segundos da liderança.
Na 2ª etapa, Sébastien Ogier viu-se a braços com uma difícil tarefa: abrir a estrada para os seus adversários. Mesmo rodando no limite, Ogier foi incapaz de conter a aproximação de Hayden Paddon durante a manhã. O piloto neo-zelandês chegou a reduzir a diferença para 8.7 segundos, mas dado os riscos que corria para tentar bater Ogier, Paddon optou pela manutenção da 2ª posição e a conquista dos pontos para a Hyundai. No degrau mais baixo do pódio, Ostberg e Mikkelsen disputavam entre si a posição mas seria o piloto da M-Sport a terminar o dia na frente.
No derradeiro dia de prova, o programa da organização contemplava apenas a passagem pelo Power Stage. 17.1 segundos separavam Hayden Paddon de Sébastien Ogier e foi com naturalidade que o piloto francês confirmou o triunfo na prova sueca, a sua 2ª vitória na temporada de 2016. Paddon terminou na 2ª posição e Mads Ostbeg também confirmou o 3ª lugar, batendo um errático Andreas Mikkelsen. O melhor Citroen DS3 WRC em prova foi o irlandês Craig Breen, na 8ª posição. No WRC2, Elfyn Evans voltou a triunfar, batendo os Skoda Fabia R5 de Pontus Tidemanda e Esapekka Lappi.