Ogier vence em Gales e entrega título à VW
O Rali de Gales, penúltima prova da temporada de 2016 do Campeonato do Mundo de Ralis, foi palco de mais uma vitória de Sébastien Ogier. Com o 6º triunfo da temporada, o Campeão do Mundo entegou o título de Construtores à Volkswagen. O estónio Ott Tanak deu mais um pódio à M-Sport e o belga Thierry Neuville colocou a Hyundai no derradeiro lugar do pódio.
Sébastien Ogier entrou ao ataque na 1ª etapa do Rali de Gales, deixando os seus adversários à distância. Nem mesmo os problemas com os limpa vidros ou o nevoeiro foram suficientes para travar o andamento do piloto francês ao longo do dia. Ott Tanak era o seu rival mais próximo, a 37.1 segundos de distância, enquanto Neuville recuperou da 5ª posição até ao 3º lugar no final desta etapa, já a 1m9s de Ogier. Destaque ainda para a desistência de Jari-Matti Latvala, na 2ª classificativa do dia.
Na 2ª etapa, Ogier manteve o domínio exibido durante o 1º dia de prova, mesmo se Ott Tanak recuperou algum terreno face ao piloto da Volkswagen. Uma escolha errada de pneus colocou-o a 33.8 segundos de distância de Tanak no final do dia. Thierry Neuville e Hayden Paddon discutiram entre si a derradeira posição do pódio, tendo Neuville mantido o 3º lugar pela curta margem de 10 segundos. Quanto à diferença para Ogier, era de 1m34.s no final da etapa.
A derradeira etapa não teve qualquer surpresa no que concerne as posições do pódio, tendo Sébastien Ogier conquistado o 6º triunfo do ano. Com este resultado, Ogier entregou o título de Construtores à Volkswagen. Beneficiando do facto de ser o primeiro na estrada, Ogier teve um desempenho sem mácula no Rali de Gales e deixou Ott Tanak a 10.2 segundos de distância. Mesmo tendo vencido as 6 classificativas que compunham esta etapa, Tanak não conseguiu suplantar o piloto da Volkswagen.
A derradeira posição do pódio foi conquistada por Thierry Neuville, a 1m35.4 segundos de distância de Sébastien Ogier. Sem andamento para lutar pela vitória, Neuville teve no colega de equipa Hayden Paddon um motivo para cautelas redobradas ao longo de toda a prova. Kris Meeke foi o melhor Citroen em prova, na 5ª posição. No WRC2, Esapekka Lappi foi o vencedor em Gales. No entanto, o título da categoria foi entregue a Elfyn Evans após desempate com o piloto oficial da Skoda.