Porsche bate Audi em Austin
21 Setembro 2016 - José Soares da Costa

No Circuito das Américas, a Audi era a equipa mais rápida em pista. No entanto, foi a Porsche quem beneficiou dos problemas alheios e somou mais um triunfo na temporada de 2016. Mark Webber, Timo Bernhard e Brendon Hartley levaram o Porsche 919 Hybrid à vitória, batendo a Audi e a Toyota na luta pelo lugar mais alto do pódio. Pedro Lamy venceu entre os GTE-Am e Filipe Albuquerque esteve em destaque entre os LMP2, ao alcançar a 2ª posição da classe.

Com a Audi a partir da pole position e a demonstrar o ritmo necessário para bater os Porsche 919 Hybrid, todas as apostas recaiam numa vitória dos Sport Protótipos de Ingolstadt. Se numa fase inicial da prova, os R18 e-tron quattro até se impuseram aos seus adversários e dominaram com relativa tranquilidade, os problemas que afectaram ambas as viaturas resultariam num autêntico calvário por parte da marca alemã.

Num momento em que Loic Duval encontrava-se ao volante do Audi R18 nº8, um problema eléctrico imobilizou o Sport Protótipo germânico em pista. 45 segundos foram necessários para retomar a normal operação R18, após um reset total dos componentes electrónicos. Já o Audi R18 nº7 viu-se envolvido num toque com um GT, do qual resultaram vários danos que obrigaram a uma ida prematura às boxes. Os trabalhos de reparação dos estragos levaram a um atraso de 6 voltas, colocando o R18 nº7 definitivamente fora da luta pela vitória.

Quem beneficiou com isto foi a Porsche, que viu o seu 919 Hybrid nº 1 alcançar a liderança da prova. Embora mais lento do que os seus adversários da Audi, o Sport Protótipo partilhado por Webber, Hartley e Bernhard manteve-se na 1ª posição até ao final da prova, somando o terceiro triunfo consecutiva para a marca de Estugarda em 2016.

A Toyota demonstrou ao longo do fim de semana um rendimento puro claramente abaixo dos seus adversários directos. No entanto, o TS050 Hybrid nº 6, entregue a Stéphane Sarrazin, Kamui Kobayashi e Mike Conway, também beneficiou dos azares alheios para subir ao degrau mais baixo do pódio. Quanto aos líderes do campeonato, o Porsche 919 nº2 de Neel Jani, Romain Dumas e Marc Lieb, terminaram na quarta posição e retêm a liderança absoluta.

Entre os LMP2, a Alpine levou a melhor sobre os seus adversários. Gustavo Menezes, Stephane Richelmi e Nicolas Lapierre foram mais fortes do que a concorrência directa e vingaram-se da vitória perdida no México. Na 2ª posição terminou o Ligier da RGR Sport by Morand, partilhado por Bruno Senna, Ricardo Gonzalez e o piloto português Filipe Albuquerque. Já o Oreca 05 da G-Drive Racing, partilhado por Roman Rusinov, René Rast e Alex Brundle, encerrou o pódio da categoria.

As duas categorias GT foram dominadas pelos Aston Martin Vantage GTE, tendo Nicki Thiim e Marco Sorensen liderado de ponta à ponta entre os GTE-Pro, batendo os Ferrari 458 da AF Corse. Já entre os GTE-Am, Pedro Lamy, Paul Dalla Lana e Mathias Lauda alcançaram o 3º triunfo do ano após terem partido da pole position. Já Rui Águas não teve a sorte do seu lado, desistindo após duas horas de prova.