Porsche desvenda novo 911 RSR
17 Novembro 2016 - José Soares da Costa

Porsche 911 RSR

Após vários meses de secretismo, a Porsche revelou ao mundo o novo 911 RSR. A maior novidade desta nova máquina de Estugarda está escondida de todos os olhares: o motor de 6 cilindros opostos, anteriormente instalado em posição traseira, foi colocado numa posição central para uma melhor repartição de peso e desempenho aerodinâmico apurado. A estreia está marcada para as 24 Horas de Daytona do próximo ano.

Ciente da falta de competitividade da anterior encarnação do 911 RSR, a Porsche partiu do zero no processo de criação da nova iteração deste modelo. Aproveitando os regulamentos actualizados em vigor na classe LMGTE, que beneficiaram consistentemente alguns dos seus adversários directos, a Porsche optou por uma abordagem radical no seu novo 911: quebrando com a tradição, o motor de 6 cilindros opostos foi colocado numa posição central, à semelhança do vetusto 911 GT1.

Esta evolução da marca germânica permitiu optimizar a repartição de peso e evoluir áreas como suspensões e aerodinâmica. Neste último capítulo, o destaque vai para a instalação de um difusor traseiro de elevadas dimensões e a presença da asa traseira inspirada no Porsche 919 Hybrid. No capítulo mecânico, o novo motor de 6 cilindros, com 4 litros, injecção directa e peso reduzido, consegue atingir cerca de 510 cavalos de potência. A caixa de 6 velocidades, accionada através de patilhas no volante, é responsável por transmitir toda esta potência ao solo.

O novo Porsche 911 RSR conta também com um novo sistema de assistência aos pilotos. Denominado de “Collision Avoid System”, o novo sistema permite a detecção de viaturas LMP1, mesmo na escuridão, de forma a que seja possível evitar um acidente iminente. Ainda no capítulo de segurança, destaque para o novo desenho da rollcage, optimizado para esta nova geração do ícone germânico.

Para 2017, a Porsche irá regressar à categoria LMGTE-Pro com uma equipa de fábrica. Dois Porsche 911 RSR irão participar num total de 19 provas ao longo do ano, repartidas pelo Campeonato do Mundo de Endurance e campeonato norte-americano IMSA WeatherTech. A estreia da nova máquina germânica está agendada para as 24 Horas de Daytona, disputadas entre os dias 28 e 29 de Janeiro.