Sébastien Ogier regressa aos triunfos na Alemanha
Depois de quatro meses onde não subiu ao lugar mais alto do pódio de uma prova do Campeonato do Mundo de Ralis, Sébastien Ogier retomou o caminho dos triunfos no Rali da Alemanha, ao comandar os acontecimentos a partir da 2ª etapa. Os Hyundai i20 oficiais também estiveram em destaque, com Dani Sordo e Thierry Neuville a protagonizarem uma luta sem quartel pelos lugares intermédios do pódio. Andreas Mikkelsen chegou a passar pela liderança da prova, mas viu-se batido pela concorrência directa numa prova onde não teve ritmo para acompanhar os seus adversários.
O Rali da Alemanha iniciou-se com um cenário familiar, com Sébastien Ogier a ser o mais rápido no troço de abertura da prova germânica. No entanto, um pião no troço seguinte atirou-o para a 3ª posição e entregou a liderança da prova a Andreas Mikkelsen, seu companheiro de equipa na Volkswagen. Na segunda posição encontrava-se Thierry Neuville, a 2.3 segundos do líder norueguês. Enquanto isso, Jari-Matti Latvala foi forçado a abandonar a prova devido a problemas de caixa de velocidades no Polo R WRC, ainda durante a 1ª classificativa. Eric Camilli também não teve a sorte do seu lado, sofrendo uma saída de estrada sem consequências para o Ford Fiesta RS WRC. Durante as restantes classificativas da 1ª etapa, Sébastien Ogier foi recuperando terreno relativamente aos seus rivais e ultrapassou Thierry Neuville na última classificativa do dia. Com isso, o Campeão do Mundo terminou a etapa na 2ª posição, a escassos 5.9 segundos de Andreas Mikkelsen.
No dia seguinte, Sébastien Ogier entrou novamente ao ataque e beneficiou de um erro de Andreas Mikkelsen nas classificativas matinais para ascender à liderança do Rali da Alemanha. O norueguês viu-se prejudicado pela lama existente na estrada e pela chuva intermitente que marcava presença nos troços, terminando a etapa a 33.4 segundos de Ogier e os Hyundai i20 WRC imediatamente atrás de si na classificação geral. O piloto espanhol Dani Sordo superizou-se a Thierry Neuville ao longo do dia e subiu à 3ª posição, a 3.6 segundos de Mikkelsen. Por sua vez, o piloto belga da Hyundai desceu para a 4ª posição, a 0.4 segundos de Sordo. Destaque ainda para o violento acidente de Stéphane Lefebvre no troço “Panzerplatte Lang”, que deixou o Citroen DS3 WRC em mau estado e provocou diversas facturas e lesões internas ao piloto francês e ao seu co-piloto, Gabin Moureau. Apesar das consequências físicas, a dupla não corre risco de vida.
Na derradeira etapa, Sébastien Ogier confirmou o triunfo em solo alemão, beneficiando também da posição de partida para os troços. Atrás do piloto francês, tudo por decidir entre os Hyundai de Dani Sordo e Thierry Neuville e o Volkswagen de Andreas Mikkelsen. Os lugares intermédios do pódio foram apenas decididos no Power Stage, tendo Neuville vencido a classificativa após um desempenho sem igual. No entanto, o piloto belga terminou apenas na 3ª posição, a apenas 0.1 segundos do seu colega de equipa Dani Sordo. O elevado rendimento dos dois pilotos oficiais da Hyundai na última etapa deixou Andreas Mikkelsen sem argumentos para discutir uma posição no pódio, terminando o rali germânico na 4ª posição a 6.8 segundos de Thierry Neuville. No WRC2, Esapekka Lappi bateu Jan Kopecky e Armin Kremer na luta pela vitória desta categoria.