Sébastien Ogier regressa aos triunfos na Alemanha
22 Agosto 2016 - José Soares da Costa

Depois de quatro meses onde não subiu ao lugar mais alto do pódio de uma prova do Campeonato do Mundo de Ralis, Sébastien Ogier retomou o caminho dos triunfos no Rali da Alemanha, ao comandar os acontecimentos a partir da 2ª etapa. Os Hyundai i20 oficiais também estiveram em destaque, com Dani Sordo e Thierry Neuville a protagonizarem uma luta sem quartel pelos lugares intermédios do pódio. Andreas Mikkelsen chegou a passar pela liderança da prova, mas viu-se batido pela concorrência directa numa prova onde não teve ritmo para acompanhar os seus adversários.

O Rali da Alemanha iniciou-se com um cenário familiar, com Sébastien Ogier a ser o mais rápido no troço de abertura da prova germânica. No entanto, um pião no troço seguinte atirou-o para a 3ª posição e entregou a liderança da prova a Andreas Mikkelsen, seu companheiro de equipa na Volkswagen. Na segunda posição encontrava-se Thierry Neuville, a 2.3 segundos do líder norueguês. Enquanto isso, Jari-Matti Latvala foi forçado a abandonar a prova devido a problemas de caixa de velocidades no Polo R WRC, ainda durante a 1ª classificativa. Eric Camilli também não teve a sorte do seu lado, sofrendo uma saída de estrada sem consequências para o Ford Fiesta RS WRC. Durante as restantes classificativas da 1ª etapa, Sébastien Ogier foi recuperando terreno relativamente aos seus rivais e ultrapassou Thierry Neuville na última classificativa do dia. Com isso, o Campeão do Mundo terminou a etapa na 2ª posição, a escassos 5.9 segundos de Andreas Mikkelsen.

No dia seguinte, Sébastien Ogier entrou novamente ao ataque e beneficiou de um erro de Andreas Mikkelsen nas classificativas matinais para ascender à liderança do Rali da Alemanha. O norueguês viu-se prejudicado pela lama existente na estrada e pela chuva intermitente que marcava presença nos troços, terminando a etapa a 33.4 segundos de Ogier e os Hyundai i20 WRC imediatamente atrás de si na classificação geral. O piloto espanhol Dani Sordo superizou-se a Thierry Neuville ao longo do dia e subiu à 3ª posição, a 3.6 segundos de Mikkelsen. Por sua vez, o piloto belga da Hyundai desceu para a 4ª posição, a 0.4 segundos de Sordo. Destaque ainda para o violento acidente de Stéphane Lefebvre no troço “Panzerplatte Lang”, que deixou o Citroen DS3 WRC em mau estado e provocou diversas facturas e lesões internas ao piloto francês e ao seu co-piloto, Gabin Moureau. Apesar das consequências físicas, a dupla não corre risco de vida.

Na derradeira etapa, Sébastien Ogier confirmou o triunfo em solo alemão, beneficiando também da posição de partida para os troços. Atrás do piloto francês, tudo por decidir entre os Hyundai de Dani Sordo e Thierry Neuville e o Volkswagen de Andreas Mikkelsen. Os lugares intermédios do pódio foram apenas decididos no Power Stage, tendo Neuville vencido a classificativa após um desempenho sem igual. No entanto, o piloto belga terminou apenas na 3ª posição, a apenas 0.1 segundos do seu colega de equipa Dani Sordo. O elevado rendimento dos dois pilotos oficiais da Hyundai na última etapa deixou Andreas Mikkelsen sem argumentos para discutir uma posição no pódio, terminando o rali germânico na 4ª posição a 6.8 segundos de Thierry Neuville. No WRC2, Esapekka Lappi bateu Jan Kopecky e Armin Kremer na luta pela vitória desta categoria.