Sébastien Ogier vence em Monte Carlo
No arranque da temporada do Campeonato do Mundo de Ralis, Sébastien Ogier e a Volkswagen voltaram aos triunfos perante uma oposição incapaz de os acompanhar. Apenas Kris Meeke conseguiu impor-se perante o domínio do piloto francês, mas uma pedra encerrou a única luta que animava o “Monte” até esse ponto. Andreas Mikkelsen e Thierry Neuville completaram o pódio no principado monegasco.
As primeiras horas do Rali de Monte Carlo foram marcadas pelas duas classificativas nocturnas que deram o mote para a prova. Embora Sébastien Ogier tivesse conquistado a vitória na primeira classificativa, Kris Meeke bateu o Campeão do Mundo na 2ª classificativa e com isso ascendeu à liderança da prova com uma vantagem de 6.9 segundos. Na terceira posição encontrava-se Andreas Mikkelsen, beneficiando de um toque de Jari-Matti Latvala que o atirou para a 7ª posição.
Na manhã de sexta feira, Sébastien Ogier foi batido por Kris Meeke na 1ª classificativa do dia, perdendo 0.9 segundos. No entanto, o piloto francês acabaria por recuperar da desvantagem na 3ª classificativa, passando para a liderança da prova com 1.5 segundos de vantagem. Enquanto isso, Andreas Mikkelsen rodava na 3ª posição, a uns distantes 37.8 segundos do seu companheiro de equipa na Volkswagen. Destaque ainda para o abandono de Robert Kubica e o toque de Hayden Paddon, que partiu a suspensão do i20 WRC.
Kris Meeke atacou durante a tarde e recuperou a liderança da prova, mas um bom desempenho de Ogier na última classificativa do dia deu-lhe novamente a 1ª posição, com 9.5 segundos de vantagem sobre o piloto da Citroen. Jari-Matti Latvala beneficiou de um pião de Andreas Mikkelsen para ascender à 3ª posição. No entanto, o piloto finlandês encontrava-se já a 1m8s de distância do 1º classificado, Sébastien Ogier.
Na 2ª etapa, Kris Meeke voltou a entrar ao ataque e colocou pressão em Sébastien Ogier. No entanto, o piloto francês respondeu com um desempenho fenomenal, dilatando a vantagem até aos 29.1 segundos. No entanto, a penúltima classificativa do dia seria madrasta para o Kris Meeke: o toque numa rocha colocada no interior de uma curva resultaria em problemas na caixa de velocidades do Citroen DS3 WRC, sendo obrigado a abandonar a prova.
Sébastien Ogier ficou então isolado na liderança do rali, passando a controlar o seu andamento a partir desse momento. Jari-Matti Latvala abandonou com problemas de suspensão devido a um toque e Andreas Mikkelsen errou na escolha de pneus, mas logrou subir à 2ª posição. Thierry Neuville, ao volante de um dos novos Hyundai i20 WRC, foi melhorando o seu desempenho ao longo da prova, ascendendo à 3ª posição a 12.5 segundos de Mikkelsen.
As posições não se alteraram na derradeira etapa, tendo Sébastien Ogier vencido ainda o “Power Stage”. Andreas Mikkelsen terminou a prova na 2ª posição, batendo Thierry Neuville numa luta particular pelo degrau intermédio do pódio. O piloto belga ficou com apenas duas rodas motrizes na última classificativa, tendo limitado os danos no seu desempenho e alcançado um bom resultado na estreia do novo i20 WRC. Mads Ostberg foi o melhor representante da M-Sport, na 4ª posição, enquanto o único DS3 WRC “semi-oficial” ainda em prova, entregue a Sébastien Lefebvre, terminou no 5º lugar.
No WRC2, Elfyn Evans esteve ao seu melhor nível ao vencer a categoria após dois furos que o atrasaram bastante. O piloto britânico estreou a nova coqueluche da M-Sport, o novo Ford Fiesta R5 Evo na prova monegasca. No WRC3, o jovem piloto Ole Christian Veiby levou o Citroen DS3 R3 à vitória.