Sucesso luso na visita do WTCC a Vila Real
30 Junho 2016 - José Soares da Costa

A cidade de Vila Real “vestiu-se a rigor” para acolher a caravana do Campeonato do Mundo de Carros de Turismo, proporcionando corridas interessantes, mesmo se com um número reduzido de ultrapassagens. Tiago Monteiro esteve em destaque ao longo do fim de semana, alcançando a pole position e conquistando a vitória na Corrida Principal do programa. Quanto ao ETCC, Manuel Fernandes esteve em destaque ao somar um triunfo e um 2º lugar nas duas corridas disputadas.

Após uma sessão de qualificação particularmente animada, com bastante incidências sobretudo no campo da Citroen, Tom Coronel e Tiago Monteiro conquistaram a pole position para a “Corrida de Abertura” e “Corrida Principal” respectivamente. Na primeira prova do fim de semana, o piloto holandês efectuou um bom arranque e manteve-se na liderança. Sem grande locais para ser ultrapassado, Coronel limitou-se a gerir os ataques do Citroen de Tom Chilton, o seu principal adversário ao longo da corrida.

No final, Tom Coronel acabaria por conquistar o triunfo por apenas 0.597 segundos de vantagem relativamente a Chilton. O piloto da LADA, Nicky Catsburg, completou o pódio da primeira prova. Já Tiago Monteiro partiu da 10ª posição e não arriscou absolutamente nada durante esta 1ª corrida, dado que todas as atenções estavam centradas na “Corrida Principal”.  Desta forma, o piloto português terminou a prova na mesma posição.

Na “Corrida Principal”, Tiago Monteiro repetiu a “receita” de Tom Coronel e efectuou um arranque exemplar, mantendo-se na liderança da prova após os primeiros metros. Mantendo sempre uma vantagem confortável relativamente ao Citroen de Yvan Muller e ao Honda de Norbert Michelisz, Monteiro completou a prova sem que os pilotos imediatamente atrás de si conseguissem esboçar um ataque à liderança da corrida. O triunfo do piloto português fez “explodir” Vila Real, tendo a cerimónia do pódio sido o ponto alto do fim de semana.

Com milhares de espectadores a cantarem o hino a plenos pulmões, a Eurosport Events foi forçada a quebrar o protocolo, interrompendo o hino nipónico para que os adeptos pudessem completar a sua emocionante celebração. Segundo Alessandro Mariani, chefe de equipa Honda Racing WTCC,  o fantástico ambiente vivido neste pódio só pode ser comparado ao pódio do Grande Prémio do Brasil de 1991, onde Ayrton Senna foi o vencedor.

No ETCC, Manuel Fernandes esteve em destaque ao longo do fim de semana. Na primeira corrida do fim de semana, Fernandes partiu da segunda posição e começou a pressionar de imediato Nobert Nagy, o líder da prova. No entanto, um furo do piloto da Zengo Motorsport acabaria por ditar a ascenção à liderança do piloto transmontano. Sem qualquer percalço ou oposição, Fernandes venceu a prova e levou ao rubro os milhares de espectadores presentes.

Vila Real

Na segunda prova do ETCC, Manuel Fernandes partiu da 8ª posição mas acabaria por beneficiar dos problemas sofridos pelos pilotos que seguiam à sua frente. Desta forma, o piloto de Vila Real subiu à 2ª posição e terminou a prova a pressionar o líder e eventual vencedor Kris Richard, em Honda Civic TCR.

Quanto às competições nacionais, Rafael Lobato e José Rodrigues foram os vencedores nas duas provas do Campeonato Nacional de Velocidade Turismo. A 2ª prova ficaria ainda marcada pelos acidentes de Francisco Moura e Francisco Carvalho, que obrigaram à interrupção da corrida para reparação dos rails e redes de protecção.

No Campeonato Nacional de Velocidade Clássicos, João Macedo e Silva e Joaquim Jorge repartiram as vitórias em Vila Real. As duas corridas ficaram marcadas por diversos acidentes, tendo a 1ª prova sido interrompida devido a uma carambola que ditou o abandono de cerca de meia dúzia de viaturas. Na Legends Cup, Luís Barros levou o Ford Sierra Cosworth RS500 à vitória nas duas corridas do fim de semana.