Domínio de Lewis Hamilton no GP dos EUA
24 Outubro 2017 - José Soares da Costa

Austin voltou a ser palco de uma exibição de excelência por parte de Lewis Hamilton e da Mercedes. Com o piloto britânico a ditar o ritmo ao longo do fim de semana, a conquista de mais uma vitória coloca-o próximo do seu 4º título Mundial de Pilotos. Por sua vez, a Mercedes saiu dos EUA com o seu 4º título consecutivo de Construtores, batendo a Ferrari em toda a linha. O arranque perfeito de Sebastian Vettel trouxe alguma dose de incerteza ao Grande Prémio dos EUA, mas Hamilton viria a reassumir a liderança e confirmar este triunfo.

Partindo da pole position pela 72ª vez, Lewis Hamilton viu-se surpreendido nos metros iniciais por Sebastian Vettel, cujo arranque no Grande Prémio dos EUA esteve próximo da perfeição. Tendo atrás de si um adversário que marcou o ritmo ao longo de todo o fim de semana, Vettel não teve argumentos para evitar a ultrapassagem do piloto britânico da Mercedes à 6ª volta. A partir desse momento, Lewis Hamilton assumiu o controlo das operações e dilatou a sua vantagem relativamente aos demais pilotos.

No entanto, a passagem pela via das boxes de Hamilton e Vettel foram a demonstração cabal da competitividade vivida ao longo desta temporada. Com a Ferrari a apostar numa estratégia de 3 paragens, Hamilton viu-se surpreendido pela rápida aproximação de Sebastian Vettel após a sua paragem nas boxes da Mercedes. Mesmo não tendo perdido a liderança para o piloto alemão, o Tricampeão do Mundo teve que “puxar dos galões” para se distanciar do seu adversário na luta pelo título de Pilotos e garantir o triunfo em Austin. Graças a este resultado, a Mercedes conquistou o título de Construtores e Hamilton poderá confirmar o “tetra” já no próximo Grande Prémio, disputado no México.

Com as duas primeiras posições definidas, a luta pelo degrau mais baixo do pódio foi discutida entre Kimi Raikkonen e Max Verstappen. O jovem piloto holandês voltou a surpreender, disputando as posições cimeiras com os pilotos da Mercedes e da Ferrari. Na última volta do Grande Prémio dos EUA, Verstappen e Raikkonen decidiram entre si a 3ª posição, a qual acabaria por ser conquistada por Verstappen após uma ultrapassagem fora dos limites da pista. Desta forma, o piloto holandês sofreu uma penalização de 5 segundos, que o colocou na 4ª posição e entregou o pódio a Kimi Raikkonen. Esteban Ocon, Carlos Sainz Jr. (na sua estreia com a Renault), Sérgio Pérez, Felipe Massa e Daniil Kvyat encerraram o Top-10 em Austin.