Equipas a postos para Monte Carlo!
Com o Rallye Monte Carlo a dar o tiro de partida para a próxima temporada do WRC, todas as equipas encontram-se preparadas para o arranque da nova temporada. M-Sport, Hyundai, Citroen e Toyota cumpriram as últimas sessões de testes e afinaram os seus novos World Rally Cars para traiçoeiras condições que encontrarão durante a prova monegasca. Estarão todos a postos para os desafios que os esperam?
A entrada em cena dos novos World Rally Cars, com maior desempenho devido aos regulamentos mais permissivos, deu origem a um longo periodo de preparação das equipas oficiais. A Toyota Gazoo Racing, estreante em 2017, efectuou cerca de 18 mil quilómetros ao longo das várias sessões de testes. Para efectuarmos uma comparação directa com as restantes equipas, a Citroen efectuou cerca de metade dos quilómetros durante os testes, enquanto a Hyundai e M-Sport terão cumprido apenas um terço dessa distância.
Teoricamente, a entrada em cena dos novos regulamentos fará com que todas as equipas oficiais abordem o Rali de Monte Carlo no mesmo patamar competitivo. No entanto, a Hyundai, Citroen e M-Sport poderão beneficiar do conhecimento obtido com a preparação dos World Rally Cars da anterior geração. De relembrar que os novos WRC contam com motores mais potentes (na ordem dos 400 cv) e apendices aerodinâmicos de maiores dimensões. O regresso dos diferenciais centrais activos e a presença de difusores traseiros irá contribuir para um aumento generalizado do desempenho dos WRC.
A nova temporada do Campeonato do Mundo de Ralis contará com 13 provas, disputadas ao longo de 11 meses. Relativamente ao mercado de pilotos, o destaque vai para o abandono da Volkswagen e as transferências de Sébastien Ogier para a M-Sport e Jari-Matti Latvala para a Toyota Gazoo Racing. Ambos os pilotos terão como companheiros de equipa Ott Tanak e Juho Hanninen respectivamente. A M-Sport contará ainda com o Ford Fiesta WRC da DMACK WRT, entregue a Elfyn Evans. Na Hyundai, Dani Sordo, Hayden Paddon e Thierry Neuville completam o line-up coreano. Já a Citroen contará com Kris Meeke, Stéphane Lefebvre e Craig Breen.
Quem será o vencedor do Rallye de Monte Carlo? A resposta será desvendada já a partir da próxima quinta feira…