Faleceu uma lenda: John Surtees
10 Março 2017 - José Soares da Costa

John Surtees

O antigo piloto britânico John Surtees faleceu aos 83 anos de idade e deixou o mundo dos desportos motorizados mais pobre. Sendo o único Campeão do Mundo nas 2 e 4 rodas, John Surtees tornou-se numa referência no motociclismo e automobilismo ao conquistar um total de 8 títulos mundiais. O seu espírito critico, por vezes politicamente incorrecto, tornou-se numa imagem de marca do piloto britânico, levando também a vários dissabores.

Sendo o filho mais velho de Jack Surtees, John Surtees começou a sua carreira desportiva com tenra idade, aos 15 anos. Nas “grass tracks” britânicas, cimentou os seus conhecimentos com os quais viria a bater Geoff Duke, estrela da Norton, numa prova da ACU em Thruxton em 1951. A sua oportunidade surgiria alguns anos mais tarde: um lugar como piloto oficial na marca britânica para 1955. Em 1956, transitou para a MV Agusta, fabricante com o qual conquistou 7 títulos de Campeão do Mundo, entre as categorias de 350cc e 500cc. Surtees foi também o 1º piloto a vencer o Senior TT, na Ilha de Man, em 3 ocasiões consecutivas.

Com 26 anos, o piloto britânico transitou das 2 para as 4 rodas. O seu talento ficou à vista de todos na sua 1ª corrida, disputada em Goodwood, ao volante de um Cooper de Fórmula 3 inscrito por Ken Tyrrell. Numa exibição notável, terminou colado aos escapes do Lotus de Jim Clark, a referência da época. Rejeitando uma proposta de Colin Chapman para a temporada de 1961, Surtees optou pela Yeoman Racing Team e os seus Cooper-Climax e Lola-Climax, sem que conquistasse resultados de relevo durante as duas temporadas seguintes.

Para 1963, John Surtees recebeu uma invejável proposta da Ferrari. O “Comendador” Enzo era um admirador do estilo combativo demonstrado pelo piloto britânico, desde as suas temporadas áureas no seio da italiana MV Agusta. O piloto britânico agradeceu da melhor forma possível, vencendo o seu 1º Grande Prémio nessa mesma temporada, em solo alemão. Na temporada seguinte, Surtees viria a conquistar o seu único título de Campeão do Mundo nas 4 rodas.

Em 1965, o piloto britânico esteve perto da morte: um acidente no circuito canadiano de Mosport, ao volante do seu Lola T70 com o qual competia no campeonato Can-Am, atirou-o para a cama do hospital, colocando-o em perigo de vida durante vários dias. Acabaria por recuperar e regressar ao campeonato norte-americano na temporada seguinte, vencendo as 3 primeiras provas do ano. Em 1966, deixou a Ferrari após ter sido excluído das equipas inscritas para as 24 Horas de Le Mans. O confronto directo com o director de equipa, Eugenio Dragoni, viria a resultar no seu abandono imediato da escuderia italiana e na perda dos títulos mundiais de Construtores e Pilotos dessa temporada.

A partir de 1967, a Honda foi a nova “casa” de John Surtees. Ao volante dos monolugares japoneses, o piloto britânico conquistou a sua última vitória da carreira, no Grande Prémio de Itália de 1967, em Monza. Surtees acabaria por pendurar o capacete em 1972, após a prova italiana. Em 1970, fundou a sua própria equipa, Surtees Racing Organization, tendo o seu melhor resultado sido o título Europeu de Fórmula 2 de 1972, conquistado por Mike Hailwood. A equipa encerraria a sua actividade em 1978, por falta de verbas para competir ao mais alto nível.

A vida de John Surtees contou ainda com um acontecimento trágico, em 2009. O seu filho Henry, de 18 anos, seguia as pisadas do seu pai no automobilismo, competindo nessa temporada na Fórmula 2. A 19 de Julho de 2009, numa prova disputada em Brands Hatch, o jovem piloto viria a falecer após um embate directo contra um pneu desgovernado. O sonho terminava assim, cedo demais.