Porsche conquista títulos mundiais em Xangai
8 Novembro 2017 - José Soares da Costa

As 6 Horas de Xangai ficaram marcadas por três conquistas significativas: a Toyota alcançou a vitória após uma prova onde foi dominante, a Porsche alcançou o título de Construtores no Campeonato do Mundo de Resistência e a uma prova do final da temporada, Brendon Hartley, Timo Bernhard e Earl Bamber somaram os pontos necessários para assegurarem o título de Pilotos. Mais uma temporada de sonho para o construtor alemão, que desde 2015 garantiu o pleno no final de cada época desportiva: vitória em Le Mans e títulos mundiais de Construtores e Pilotos.

Partindo da pole position, o Toyota TS050 HYBRID nº7 pilotado por José Maria López liderou durante a hora inicial, mas viria a ser ultrapassado pelo seu companheiro de equipa Sébastien Buemi, no TS050 HYBRID nº8. Enquanto isso, a Porsche enfrentava problemas técnicos no 919 Hybrid nº1, o seu “ponta de lança”: devido a falhas no acelerador, Nick Tandy foi obrigado a efectuar um reset aos sistemas electrónicos do Sport Protótipo germânico e com isso desceu até à 4ª posição, atrás do seu colega de equipa Earl Bamber, no 919 Hybrid nº2. Embora as posições se tivessem mantido sem alterações ao longo da prova, a última hora viria a revelar-se decisiva na atribuição dos lugares do pódio.

O Toyota TS050 nº7, líder da prova nesse momento, acabaria por ser atingido por Richard Lietz, ao volante do Porsche 911 RSR nº91. Os danos causados por este impacto levaram ao abandono do Sport Protótipo nipónico, entregando definitivamente o título de Construtores à Porsche. No entanto, a vitória ficaria a cargo do Toyota TS050 nº8, partilhado por Sébastien Buemi, Kazuki Nakajima e Anthony Davidson. Na 2ª posição, terminou o Porsche 919 Hybrid nº2, entregue aos novos Campeões do Mundo de Resistência: Brendon Hartley, Timo Bernhard e Earl Bamber. O último degrau do pódio ficou a cargo do Porsche 919 Hybrid nº1 de Nick Tandy, Andre Lotterer e Neel Jani.

Na classe LMP2, o ORECA nº31 da Vaillante Rebellion, partilhado por Julien Canal, Bruno Senna e Nicolas Prost, sagrou-se vencedor após uma intensa luta com o ORECA nº38 da Jackie Chan DC Racing durante a última hora de prova. Entre os GTE-Pro, o Ford GT nº67 de Harry Tincknell e Andy Priaulx conquistaram a sua segunda vitória desta temporada, renovando dessa forma as suas esperanças na luta pelo título de Pilotos desta classe. Por fim, a classe GTE-Am foi palco de mais uma vitória da Aston Martin Racing, por intermédio do piloto português Pedro Lamy, Mathias Lauda e Paul Dalla Lana. A vitória em Xangai assume também um significado adicional para o construtor britânico: trata-se do 50º triunfo na classe desde o arranque da Aston Martin Racing, durante a temporada de 2004.