Semana de revelações na Fórmula 1!
Numa semana em que a Fórmula 1 regressa ao activo com os primeiros testes de pré-temporada, as revelações no seio das várias equipas foram o centro de todas as atenções do público e comunicação social especializada. Os novos monolugares, desenhados de acordo com os novos regulamentos técnicos, apresentaram formas mais agressivas, interpretações regulamentares visivelmente ambiciosas e muito engenho por parte dos engenheiros e designers.
A Williams foi a primeira equipa a apresentar o seu novo monolugar para 2017. O FW40, apresentado inicialmente através de imagens virtuais, volta a contar com o patrocínio da Martini Racing. O monolugar que celebra os 40 anos da escuderia de Frank Williams conta com um desenho simples, semelhante ao monolugar de 2016, embora visivelmente mais largo e com a asa traseira mais baixa, fruto dos novos regulamentos. Os pilotos de serviço da equipa de Grove serão Felipe Massa e o novato Lance Stroll.
A segunda equipa a apresentar o seu monolugar foi a Sauber, cujo C36 Ferrari foi uma agradável surpresa com a nova decoração, embora sem patrocinadores visíveis. As novas cores, azul, branco e dourado, realçam as novas formas do monolugares helvético que conta com uma das novas tendências desta temporada, a barbatana colocada sobre o capot motor. Debaixo deste elemento estarão instaladas as unidades motrizes de 2016 da Ferrari, as quais serão utilizadas por Pascal Wehrlein e Marcus Ericsson.
No campo da Renault, o novo RS17 encarna a esperança do construtor francês no regresso aos lugares cimeiros da Fórmula 1. O preto e amarelo apresentam-se em destaque no monolugar francês, cujo principal destaque vai para os pontões laterais trabalhados e inclinação acentuada entre as secções dianteira e traseira. O RS17 é o primeiro monolugar construído inteiramente pela Renault, dado que em 2016 recorreu ao monolugar previamente desenhado pela extinta Lotus F1 Team. Nico Hulkenberg e Jolyon Palmer estarão ao volante da nova “arma” da equipa de Enstone.
Quanto à Force India, o VJM10 é o 10º monolugar apresentado na sua curta história na Fórmula 1. Concebido de acordo com as indicações de Andrew Green, o monolugar da equipa indiana conta com a barbatana colocada sobre o capot motor, bem como as vias e asas mais largas, seguindo à letra os novos regulamentos de 2017. O nariz dianteiro é outros dos elementos em destaque, com o seu desenho tripartido que não deixou ninguém indiferente. Depois da sua melhor temporada na Fórmula 1, Vijay Mallya ambiciona melhores resultados ao longo de 2017. Sérgio Pérez e Esteban Ocon representarão as cores da formação indiana.
A Mercedes foi a equipa que seguiu, revelando o W08 no traçado de Silverstone durante uma sessão de filmagens. Considerado por muitos como um dos mais elegantes monolugares de 2017, o novo W08 prescinde das populares barbatanas sobre o capot motor. No entanto, conta com pontões laterais exaustivamente trabalhados, secção traseira afunilada e uma asa dianteira com um desenho mais curto e apurado. O novo Mercedes apresenta também a nova marca EQ, utilizada pelo construtor germânico para as suas viaturas híbridas plug-in. Lewis Hamilton terá Valtteri Botas como seu companheiro de equipa durante a próxima temporada.
A equipa que simboliza a Fórmula 1, Ferrari, protagonizou mais uma das novidades desta pré-temporada. O novo SF70H, monolugar que celebra os 70 da marca transalpina, explora os regulamentos técnicos até ao seu limite. Entre os principais elementos, o destaque vai para a barbatana sobre o capot motor com uma asa em T, novidade essa também testada pela Mercedes em Silverstone. O S-duct na asa dianteira e os apêndices aerodinâmicos sobre as tomadas de ar laterais são outros pontos em destaque no novo monolugar italiano. Sebastian Vettel e Kimi Raikkonen permanecem como “pontas de lança” da equipa de Maranello.
No campo da McLaren, uma revolução: para além da nova nomenclatura, MCL32, que substitui o MP4 utilizado desde a entrada da Project Four de Ron Dennis no seio da equipa britânica, o novo McLaren conta também com o regresso do tradicional laranja do seu fundador, Bruce McLaren. O novo monolugar integra uma asa dianteira com elementos aerodinâmicos em forma de “guelras”, os quais melhoram o controlo do fluxo de ar para o fundo plano. O MCL32 conta também também com o S-duct, bem como uma generosa barbatana sobre o capot motor. Fernando Alonso e Stoffel Vandoorne serão os representantes da equipa liderada por Zak Brown.
A formação de Gene Haas foi uma das últimas equipas a revelar o seu monolugar para 2017. O VF-17 Ferrari é o 2º projecto da equipa norte-americana e conta com as mais recentes tendências da categoria. Construído pela Dallara, o novo monolugar conta com a barbatana sobre o capot motor com um recorte pronunciado, bem como pontões laterais com apêndices aerodinâmicos adicionais. Embora seja a única equipa cliente com motores Ferrari, versão 2017, a secção traseira do Haas VF-17 não incorpora o desenho afunilado apresentado pelo SF70H. Kevin Magnussen e Romain Grosjean serão os pilotos de serviço da Haas F1 Team.
No 13º ano de existência, a Red Bull aproveitou a ocasião para a apresentar o possível “pesadelo” das outras formações na Fórmula 1: o RB13. Embora conservador sobre a maioria dos ângulos, o novo monolugar da marca de bebidas energéticas conta com uma tomada de ar no nariz da asa dianteira, suscitando curiosidade e muito interesse por parte dos seus adversários. Com um desenho básico, que incorpora o S-duct e a barbatona sobre o capot motor, o RB13 integrará por certo muitas novidades até ao Grande Prémio da Austrália. Max Verstappen e Daniel Ricciardo voltam a ser os representantes da formação dirigida por Christian Horner.
A última equipa a revelar o seu novo monolugar foi a Toro Rosso. A escuderia italiana quebrou com o passado e apresentou uma nova decoração no seu STR12, mais atractiva e que incorpora o branco, azul e vermelho associados à Red Bull. Quanto ao desenho do monolugar, a Toros Rosso incorporou ideias anteriormente vistas no Mercedes W08, tais como os pontões laterais trabalhados e asa dianteira curta. Segundo James Key, o principal obstáculo da equipa de Faenza ao longo da temporada de 2016 foi a unidade motriz. Com os novos desenvolvimentos por parte da Renault, a Toro Rosso espera obter melhores resultados e lutar com as equipas da primeira metade do pelotão. Carlos Sainz e Danill Kvyat voltam a sentar-se ao volante dos monolugares italianos.
Os primeiros testes da pré-temporada da Fórmula 1 irão iniciar-se já a partir desta segunda feira no Circuit de Montmélo, em Barcelona, prolongando-se até ao dia 2 de Março. A segunda bateria de testes irá realizar-se entre os dias 7 e 10 de Março. O Grande Prémio da Austrália, 1ª prova da temporada de 2017, será disputado no dia 26 de Março.