Tanak bate concorrência no Rali da Alemanha!
21 Agosto 2017 - José Soares da Costa

Com uma exibição irreprensível, o jovem piloto estónio Ott Tanak deu à M-Sport a sua primeira vitória de sempre no Rali da Alemanha. Sébastien Ogier também saiu de solo germânico com motivos para sorrir, fruto das dificuldades sentidas por Thierry Neuville após um toque. Desta forma, o Campeão do Mundo em título dilatou a sua vantagem no Campeonato de Pilotos para 17 pontos. Já Andreas Mikkelsen deu um presente à Citroen, fruto da 2ª posição conquistada na sempre difícil prova alemã.

A sinuosa Super Especial desenhada nas ruas de Saarbrücken deu o mote para o Rali da Alemanha. Foi precisamente neste “aperitivo” que Kris Meeke deitou tudo a perder: o piloto britânico deu um toque num muro de betão, sendo obrigado a abandonar com danos na direcção do seu Citroen C3 WRC. Jan Kopecky foi o primeiro líder da prova, ao rubricar o melhor tempo ao volante de um Skoda Fabia R5. Ott Tanak foi o melhor WRC em prova, na 2ª posição, a 0.3 segundos do piloto checo.

No 2º dia de prova, Dani Sordo ascendeu à liderança após a 1ª classificativa, mas acabaria por perder a mesma, terminando a manhã fora de estrada. Ott Tanak assumiu então a liderança, vendo-se no entanto batido por Andreas Mikkelsen, ao volante do Citroen C3 WRC. Atrás do duo da frente encontrava-se Sébastien Ogier, autor de uma ligeira saída de estrada na 1ª classificativa do dia. No entanto, o seu desempenho era suficiente para manter Thierry Neuville atrás de si, sobretudo após uma saída de estrada do piloto belga, que danificou o spoiler dianteiro do Hyundai i20 WRC e o atrasou na luta pelas posições cimeiras. Quanto aos Toyota, Esapekka Lappi era o melhor representante na 6ª posição, após os problemas de motor sentidos por Jari-Matti Latvala.

A chuva fez a sua aparição durante as classificativas da tarde de Sexta feira, dificultando a tarefa dos pilotos e condicionando as suas escolhas de pneus. Com um ritmo impressionante, Ott Tanak logrou bater Andreas Mikkelsen e com isso, reassumir a liderança da prova alemã. Nem mesmo uma saída de estrada perturbou o desempenho do piloto da M-Sport, que terminou o dia com 5.7 segundos de vantagem relativamente ao seu rival da Citroen. Já Sébastien Ogier protagonizou um pião na derradeira classificativa do dia, perdendo com isso cerca de 30 segundos e entregando a 3ª posição a Thierry Neuville. As escolhas menos acertadas de pneus, assumidas pelo Campeão do Mundo, ditaram o seu andamento ao longo da tarde. Juho Hanninen era agora o melhor entre os Toyota, na 6ª posição, após um toque de Espekka Lappi num muro.

A manhã do 3º dia de prova ficou marcado pelo abandono de Thierry Neuville, logo na 1ª classificativa: um corte mais agressivo numa berma partiu a suspensão traseira esquerda do Hyundai i20 WRC, ditando o fim da sua prova. Com este percalço do piloto belga, Ogier ficava com o caminho aberto para regressar à liderança do Campeonato de Pilotos e dilatar a sua vantagem pontual relativamente a Neuville. Desta forma, o piloto francês reassumiu a 3ª posição, adoptando a partir desse momento uma estratégia “conservadora” até ao final do rali. Ott Tanak mantinha-se na liderança da prova, beneficiando também de um pião de Mikkelsen para aumentar a sua vantagem relativamente ao piloto norueguês. Enquanto Juho Hanninen mantinha-se como o melhor Toyota em prova, aproximando-se rapidamente da 4ª posição de Elfyn Evans, Hayden Paddon era o melhor representante da Hyundai, na 8ª posição.

Na secção da tarde de Sábado, um pião e escolhas menos acertadas de pneus por parte de Andreas Mikkelsen contribuíram para o dilatar da vantagem de Ott Tanak. O piloto estónio terminou o dia com uns confortáveis 21.4 segundos de vantagem relativamente ao piloto da Citroen, que se via agora pressionado pela rápida aproximação de Sébastien Ogier. 8.2 segundos separavam os dois pilotos, com apenas 4 classificativas por disputar na derradeira etapa do Rali da Alemanha.

No entanto, o último dia de prova não trouxe qualquer alteração às posições cimeiras, tendo o trio da frente gerido as suas vantagens e confirmado as posições alcançadas no dia transacto. Ott Tanak somou o seu 2º triunfo do ano, dando um importante contributo à M-Sport para cimentar a sua liderança entre os Construtores, após um fim de semana desastroso da Hyundai. Sébastien Ogier alcançou mais um pódio em 2017, dilatando a sua vantagem no Campeonato de Pilotos para 17 pontos. Andreas Mikkelsen demonstrou o potencial do C3 WRC em asfalto, dando uma alegria à Citroen numa temporada desastrosa a todos os níveis. Quanto ao regresso de Thierry Neuville, ao abrigo do Rally2 para disputar o Power Stage, acabaria por não se traduzir em pontos. Desta forma, o piloto belga ficou com uma tarefa difícil entre mãos para as restantes 3 provas da temporada. Por fim, Pontus Tidemand e Nil Solans sagraram-se Campeões das categorias WRC2 e WRC3 respectivamente.

O Rali da Catalunha, próxima paragem do WRC, irá para a estrada entre os dias 5 e 8 de Outubro.