Tiago Monteiro brilha em Marraquexe
O piloto português Tiago Monteiro esteve em destaque no traçado citadino de Marraquexe, ao somar a primeira vitória da temporada e colocar-se na liderança do Campeonato de Pilotos. Se as atenções da primeira prova do ano centraram-se na luta entre os Chevrolet Cruze de Tom Coronel e Esteban Guerrieri, na prova principal do programa assistiu-se a um desempenho irrepreensível de Tiago Monteiro, que havia partido da pole position e com isso somado 5 pontos adicionais. Num ano em que se espera uma luta acessa entre a Honda e a Volvo, o primeiro “round” foi conquistado pelo construtor japonês.
O arranque da nova temporada do WTCC deu-se no circuito citadino de Marraquexe, tendo a primeira prova proporcionado alguns momentos de interesse. O popular piloto holandês Tom Coronel partiu da pole position, mas o destaque iria para a colisão entre John Filippi e Yann Ehrlacher, que obrigou à entrada do Safety Car. Robert Huff e Ryo Michigami viram-se também envolvidos num toque, do qual resultaria o abandono do piloto japonês da Honda e reparações na direcção do Citroen C-Elysée do piloto britânico.
O recomeço da prova deu-se à 5ª volta, com Tom Coronel a liderar um pelotão composto por Esteban Guerrieri, Thed Bjork, Mehdi Bennani, Nicky Catsburg, Norbert Michelisz e Tiago Monteiro. A 8 voltas do final, o desgaste prematuro dos travões do Chevrolet Cruze ditaram um erro do piloto holandês, entregando a liderança da prova ao “novato” Guerrieri. Sem qualquer alteração até ao final, o piloto argentino somou o seu primeiro triunfo no WTCC. Thed Bjork e Mehdi Bennani completaram o pódio desta 1ª prova. Quanto a Tiago Monteiro, efectuou uma prova sem erros e somou os pontos referentes à 6ª posição.
Para a corrida principal do programa, apenas 13 viaturas compareceram à chamada para a grelha de partida. Tiago Monteiro partiu da pole position e efectuou um arranque sem mácula, batendo o seu companheiro de equipa Norbert Michelisz. Mais atrás, Nestor Girolami era o 3º classificado enquanto Mehdi Bennani e Nicky Catsburg disputavam entre si a 4ª posição. Aurélien Panis, filho da antigo piloto de Fórmula 1 Olivier Panis, foi forçado a abandonar à 6ª volta com danos na suspensão dianteira do Honda Civic da Zengo Motorsport.
Devido a esta situação, o Safety Car foi chamado a intervir, tendo a prova sido retomada à 11ª volta. Sem que houvesse qualquer alteração nas classificações do pódio, Tiago Monteiro somou o seu 1º triunfo da temporada e ascendeu à liderança do Campeonato de Pilotos, com 43 pontos. Norbert Michelisz terminou a corrida no degrau intermédio do pódio, ocupando a mesma posição no Campeonato de Pilotos, a 7 pontos de distância do piloto português. Já o argentino Néstor Girolami ocupou o último lugar do pódio na 2ª prova disputada em Marraquexe.