Triunfo de Bottas acende luta pelo título!
10 Julho 2017 - José Soares da Costa

Num Grande Prémio da Áustria cuja discussão pelo triunfo nunca se materializou, Valtteri Bottas conquistou a sua segunda vitória da temporada. Aproveitando a penalização atribuída a Lewis Hamilton, Sebastian Vettel terminou na 2ª posição e dilatou a sua vantagem na luta pelo título de Pilotos. Daniel Ricciardo encerrou o pódio, superiorizando-se ao piloto britânico da Mercedes.

Partindo da pole position, Valtteri Bottas protagonizou um dos momentos do Grande Prémio da Áustria: o impressionante tempo de reacção de 0.201 segundos (legal segundo os limites estabelecidos pela FIA) colocou o piloto finlandês na liderança da prova, deixando Sebastian Vettel sem resposta à altura, à parte de um protesto por alegada falsa partida. Sem que sofresse qualquer tipo de penalização, Bottas limitou-se a gerir a sua liderança e controlar o andamento dos seus adversários até cerca de 3 voltas do final.

Num momento em que Vettel apresentava pneus em melhor estado e Bottas debatia-se com a degradação dos seus Pirelli PZero, o piloto da Ferrari aproximou-se perigosamente do líder do Grande Prémio.  No entanto, a curta vantagem de 0.658 segundos foi suficiente para que Bottas conquistasse o 2º triunfo da temporada, colocando-o novamente na discussão directa pelo título de Pilotos.

Valtteri Bottas

A terceira posição ficou entregue a Daniel Ricciardo, após um intenso duelo com o Mercedes de Lewis Hamilton. Se o piloto britânico foi obrigado a trocar de caixa de velocidades, perdendo 5 lugares na grelha e arrancando da 8ª posição, o seu desempenho ao longo da prova foi suficiente para colocá-lo na luta pelo pódio. No entanto, a sua gradual aproximação ao Red Bull de Daniel Ricciardo e uma tentativa de ultrapassagem durante a penúltima volta não foram suficientes para destronar o piloto australiano do pódio.

A 5ª posição ficou a cargo de Kimi Raikkonen, cujo desapontante arranque atirou-o para posições secundárias e condicionou definitivamente o desenrolar da sua prova. Ainda assim, o piloto finlandês logrou bater o Haas de Romain Grosjean, também equipado com motor Ferrari e que viria a terminar a prova na 6ª posição. Sérgio Pérez, Esteban Ocon, Felipe Massa e Lance Stroll completaram o lote de posições pontuáveis no Grande Prémio da Áustria.

Relativamente aos abandonos desta prova, Max Verstappen e Fernando Alonso foram vitimas de um acidente provocado por Daniil Kvyat logo nos instantes iniciais. Carlos Sainz Jr. e Kevin Magnussen também foram forçados a abandonar devido a problemas mecânicos nos seus monolugares.