Tudo a postos para o regresso da Fórmula 1!
22 Março 2017 - José Soares da Costa

Mercedes W07

A nova temporada do Campeonato do Mundo de Fórmula 1 irá arrancar no próximo fim de semana, com a realização do Grande Prémio da Austrália. Se os testes de pré-temporada forem indicativos da possível ordem que se irá assistir nas provas, a Ferrari poderá surpreender tudo e todos, assumindo a posição até agora ocupada pela Mercedes. A Red Bull também poderá intrometer-se nesta luta, sendo sempre uma equipa a ter em conta. Tudo será revelado a partir de sexta-feira, podendo ser acompanhado pelos espectadores portugueses através da SportTV.

A dúvida que circula na mente de todos os adeptos, técnicos e pilotos do “Grande Circo” envolve a Scuderia Ferrari: com um investimento avultado de 100 milhões de euros, estará a equipa italiana preparada para bater a Mercedes e regressar aos títulos? Aproveitando os novos regulamentos que irão “baralhar as cartas” no seio da Fórmula 1, a Ferrari pretende recuperar do fraco desempenho demonstrado ao longo de 2016. Sebastien Vettel e Kimi Raikkonen estiverem sempre entre os mais rápidos durante a pré-temporada, aliando consistência a um andamento rápido.

Ferrari SF70H

Se o trabalho efectuado no SF70H surpreendeu a maioria dos especialistas, a Mercedes não se ficou atrás e revelou um W08 EQ Power+ que se afigura competitivo, sendo novamente uma das referências do pelotão. No seio da equipa germânica, Lewis Hamilton irá ter Valtteri Bottas a seu lado, podendo o piloto finlandês surpreender o Tricampeão do Mundo com a sua reconhecida rapidez. Entre as equipas da frente, destaque ainda para a Red Bull, equipa que também poderá imiscuir-se na luta pelas vitórias. No entanto, o verdadeiro potencial do RB13 TAG Heuer é ainda uma incógnita. Max Verstappen e Daniel Ricciardo retomam a sua “amigável” luta interna, facto esse que poderá levar a Red Bull a atingir metas mais ambiciosas.

No meio do pelotão, a luta promete ser bastante renhida: Williams, Force India, Renault, Toro Rosso e Haas F1 irão disputar as restantes posições pontuáveis, deixando em aberto qual será a ordem esperada em Melbourne. Se a Williams evidenciou o seu forte desempenho ao longo dos testes de pré-temporada (mesmo com os percalços do jovem Lance Stroll), a Force India encontra-se imediatamente no seu ençalço ao apresentar ritmos de corrida relativamente consistentes. Já a Toro Rosso, Haas F1 e Renault irão disputar uma luta particular entre si, podendo surpreender as equipas da frente quando todas as condições estiverem reunidas.

McLaren MCL32

Com o encerramento da Manor, os últimos lugares da classificação deverão ser ocupados pela Sauber e McLaren-Honda, por razões bastante distintas. Se a equipa de Peter Sauber enfrenta dificuldades financeiras e irá recorrer às unidades de potência de 2016 da Ferrari, a McLaren debate-se com uma grave crise após uma pré-temporada recheada de problemas nas unidades de potência da Honda. Com os técnicos nipónicos incapazes de resolverem os problemas sentidos em Barcelona em tempo útil, a equipa liderada por Zak Brown deverá enfrentar uma das suas piores temporadas da sua história.

Um último destaque para os novos regulamentos da disciplina máxima do desporto automóvel, que incluem pneus 25% mais largos (atingindo os 305mm nos pneus da frente e 405mm nos pneus traseiros) e monolugares com dimensões alargadas para 2000mm. As asas dos monolugares também sofreram alterações, sendo mais largas e baixas (somente na secção traseira). Os difusores também viram as suas dimensões revistas, sendo maiores, mais largos e mais compridos. Os flancos também foram alargados, subindo para os 1600mm. Já o peso mínimo ascendeu aos 728 Kg, de forma a responder às alterações introduzidas no desenho dos monolugares. Os tempos por volta alcançados pelos novos monolugares reflectiram estas radicais alterações aerodinâmicas, sendo cerca de 3.5 segundos mais rápidos do que os tempos registados na temporada transacta.

Todos os ingredientes estão reunidos para que a temporada de 2017 seja uma das mais interessantes de sempre do Campeonato do Mundo de Fórmula 1. Para os espectadores portugueses, toda a acção no circuito de Albert Park poderá ser acompanhada em directo através da SportTV, a partir da 1 hora da manhã da próxima sexta feira…