Visita à China condicionada pelas fortes chuvas
18 Outubro 2017 - José Soares da Costa

Numa jornada em que Tiago Monteiro esteve ausente, devido ao seu processo de recuperação após o grave acidente no Circuito da Catalunha, o WTCC não teve vida fácil na sua estreia em Ningbo. A visita ao traçado chinês ficou marcada pelas fortes chuvas que condicionaram o desenrolar das duas provas agendadas para esta jornada. Se na Corrida de Abertura, a meteorologia deu tréguas e permitiu que Esteban Guerrieri alcançasse um merecido triunfo, a Corrida Principal viria a ser cancelada após 4 voltas atrás do Safety Car.

A Corrida de Abertura agendada para o traçado de Ningbo, na China, iniciou atrás do Safety Car, o qual permaneceu em pista durante 4 voltas. Após esta situação inicial, assistiu-se ao espectáculo “Esteban Guerrieri”: o piloto argentino demonstrou o seu valor ao ultrapassar John Filippi e Nicky Catsburg nas voltas seguintes, até que o Safety Car voltou a ser chamado a intervir, devido a uma colisão entre os Citroen C-Elysée de Robert Huff e Tom Chilton. O piloto da Campos Racing viria ainda a ultrapassar Yann Ehrlacher, autor da pole position e líder da prova até esse momento. Com as duas primeiras posições definidas, Nicky Catsburg seria o único piloto da Volvo a terminar a prova, encerrado o pódio em Ningbo. Thed Bjork, o principal adversário de Tiago Monteiro na luta pelo título, acabaria por abandonar a prova após uma colisão com o Citroen C-Elysée de Mehdi Bennani.

Quanto à Corrida Principal, a mesma foi disputada…atrás do Safety Car. As fortes chuvas que se abaterem sobre o traçado de Ningbo impossibilitaram a realização da 2ª prova desta jornada do WTCC, que mesmo assim chegou a ser iniciada atrás do Safety Car. Após 4 voltas, a corrida foi finalmente cancelada, tendo sido atribuídos metade dos pontos a todos os pilotos que alinharam à partida. Com os resultados desta jornada do WTCC, Tiago Monteiro (que esteve ausente em Ningbo e pretende regressar já em Motegi) cai para a 2ª posição do Campeonato de Pilotos, encontrando-se agora a 0.5 pontos de Thed Bjork. O seu companheiro de equipa, Norbert Michelisz, aproximou-se da liderança deste campeonato, estando somente a dois pontos do piloto da Volvo.