Bottas cede vitória a Hamilton em Sochi
2 Outubro 2018 - José Soares da Costa

Grande Prémio da Rússia

Num Grande Prémio da Rússia marcado pelas ordens de equipa, foi Lewis Hamilton quem se sagrou vencedor. Partindo da pole position conquistada no Sábado, Valtteri Bottas demonstrou o ritmo necessário para triunfar em Sochi. No entanto, a disputa pelo título de Pilotos ditou a entrega da 1ª posição a Lewis Hamilton, tendo o piloto britânico dilatado a sua vantagem pontual para 50 pontos. O seu principal adversário na luta pelo título, Sebastian Vettel, foi apenas o 3º classificado.

Arrancando da 1ª posição, Valtteri Bottas manteve a liderança do Grande Prémio da Rússia após os primeiros metros. Atrás de si, Lewis Hamilton via-se a braços com um arranque menos conseguido, que o expôs aos ataques do Ferrari de Sebastian Vettel. No entanto, o piloto britânico viria a aproveitar o cone de ar de Bottas para conservar a 2ª posição, encetando então um tímido ataque à liderança do seu colega de equipa.

As posições não sofreriam alterações até às paragens nas boxes, após as quais Valtteri Bottas manteve-se na frente dos seus adversários e Lewis Hamilton viu-se ultrapassado por Sebastian Vettel. A estratégia da Mercedes havia falhado, tendo Hamilton permanecido em pista uma volta a mais do que estava inicialmente previsto pela equipa. No entanto, Hamilton “puxou dos galões” e efectuou um ataque decisivo na volta seguinte, suplantando o piloto alemão da Ferrari após uma travagem que o deixou com uma bolha num dos seus pneus traseiros.

De forma a maximizar a vantagem pontual no Campeonato de Pilotos, à 25ª volta a Mercedes ordenou que Bottas cedesse a sua posição ao seu colega de equipa, Hamilton. Tal pedido foi prontamente acedido pelo piloto finlandês, que abrandou e deixou passar o Campeão do Mundo em título. Até ao final da prova, as posições não sofreram alterações, tendo a Mercedes garantido uma dobradinha e mais uma vitória para o piloto britânico em 2018. Com Sebastien Vettel a terminar na 3ª posição, a desvantagem pontual relativa a Lewis Hamilton coloca-se agora nos 50 pontos, quando restam apenas 5 corridas até ao final da temporada.

Kimi Raikkonen terminou imediatamente atrás do seu colega de equipa da Ferrari, na 4ª posição, batendo o Red Bull de Max Verstappen. Partindo da penúltima posição da grelha no dia do seu 21º aniversário, o piloto holandês efectuou uma prova notável e chegou a liderar o Grande Prémio da Rússia. Daniel Ricciardo foi o 6º classificado, batendo o Sauber-Alfa Romeo de Charles Leclerc, o “melhor dos outros”. Kevin Magnussen (Haas F1), Esteban Ocon (Racing Point Force India) e Sérgio Pérez (Racing Point Force India) encerraram o lote de posições pontuáveis em Sochi.