Hamilton encerra temporada com triunfo
29 Novembro 2018 - José Soares da Costa

O Grande Prémio de Abu Dhabi encerrou a temporada de 2018 da Fórmula 1 e o actual Campeão do Mundo, Lewis Hamilton, fechou o ano com chave de ouro, somando mais um triunfo para a Mercedes. Numa prova onde o piloto britânico não teve qualquer adversário na luta pelo triunfo, a disputa pelas restantes posições do pódio foi o principal motivo de interesse. Sebastian Vettel suplantou Valtteri Bottas e logrou terminar na 2ª posição, enquanto Max Verstappen recuperou de um péssimo arranque para terminar no degrau mais baixo do pódio.

Arrancando da pole-position, Lewis Hamilton assumiu a liderança do Grande Prémio de Abu Dhabi sem qualquer contestação. No entanto, o Safety Car foi chamado a intervir ainda durante a 1ª volta, devido a um incidente protagonizado por Nico Hulkenberg e Romain Grosjean, que terminou com o piloto da Renault de pernas para o ar, imobilizado junto à barreira de pneus.  No recomeço da prova à 4ª volta, Hamilton manteve a liderança, sendo acompanhado pelo seu colega de equipa Valtteri Bottas, na 2ª posição. À 7ª volta, o Ferrari de Kimi Raikkonen desligou-se em plena recta da meta, obrigando à intervenção do Safety Car Virtual.

Lewis Hamilton aproveitou este preciso momento para antecipar a sua troca de pneus, de Super Macios para Ultra Macios. Mesmo sendo uma aposta arriscada, o piloto britânico conservou os pneumáticos da Pirelli até ao final do Grande Prémio. Aproveitando as posteriores paragens dos seus rivais, Hamilton regressou à liderança da prova, posição essa que não mais largaria até à bandeirada de xadrez. Quanto às restantes posições do pódio, Sebastian Vettel suplantou o Mercedes de Valtteri Bottas e imprimiu um ritmo que o colocou bastante próximo do Mercedes de Hamilton. No entanto, o piloto da Ferrari acabaria por terminar na 2ª posição da classificação geral, imediatamente à frente de Max Verstappen. O jovem piloto da Red Bull protagonizou um mau arranque, acabando por por recuperar ao longo da prova e terminar o ano no pódio.

Daniel Ricciardo foi o 4º classificado no seu derradeiro Grande Prémio com a Red Bull, arriscando numa 2ª passagem pela via das boxes para troca de pneus e beneficiando da entrada do Safety Car para terminar nessa posição. Valtteri Bottas terminou na 5º posição, imediatamente à frente do Renault de Carlos Sainz Jr. e do Alfa Romeo-Sauber de Charles Leclerc, que completava em Abu Dhabi a sua última prova ao volante de um monolugar da escuderia helvética. O Racing Point Force India de Sérgio Pérez e os Haas de Romain Grosjean e Kevin Magnussen completaram o lote de posições pontuáveis em Abu Dhabi.