Robert Kubica confirmado na Williams
Após 8 anos de ausência, Robert Kubica está de volta aos Grande Prémios de Fórmula 1. O piloto polaco, vitima de um horrível acidente num rali italiano em 2011, atravessou um árduo período de recuperação que o trouxe de volta aos desportos motorizados. A confirmação do seu regresso à Fórmula 1 em 2019, ao volante de um Williams-Mercedes, é o culminar desta longa caminhada.
Robert Kubica terá a seu lado o jovem George Russell, numa dupla que promete combinar a experiência do piloto polaco (actualmente com 33 anos) com a irreverência de um talento da nova geração. Após o acidente de 2011, o regresso de Kubica ao volante de um Fórmula 1 deu-se em 2017. Através de uma sessão de testes agendada pela Renault, o piloto polaco pôde avaliar a sua resistência física, uma das principais dúvidas ao longo deste processo de recuperação. As conclusões foram bastante positivas, encorajando um regresso a tempo inteiro ao “Grande Circo”.
Em 2018, este regresso à Fórmula 1 esteve iminente: para além de Lance Stroll, a Williams dispunha de um lugar vago para a actual temporada. No entanto, Sergey Sirotkin acabaria por ser o piloto escolhido, tendo Kubica permanecido na equipa britânica como piloto de reserva e testes. Para 2019, em virtude do fraco desempenho demonstrado por Sirotkin e dos fortes apoios financeiros angariados por Kubica, o piloto polaco foi a opção escolhida pela equipa chefiada por Claire Williams. Será a primeira temporada completa do piloto polaco desde 2010, onde havia competido ao volante de um Renault R30.