Sebastian Vettel bate Mercedes no Bahrein
11 Abril 2018 - José Soares da Costa

Num Grande Prémio do Bahrein de cortar a respiração, Sebastian Vettel conquistou a sua primeira “dobradinha” ao volante de um Ferrari. Obrigado a gerir os pneus macios após uma mudança estratégica de última hora, o piloto germânico susteve todos os ataques de Valtteri Bottas e alcançou, pela 1ª vez, uma vitória consecutiva na Ferrari. Lewis Hamilton protagonizou uma recuperação notável, terminando no degrau mais baixo do pódio.

Partindo da pole position, Sebastian Vettel efectuou um arranque sem mácula, mantendo a 1ª posição nos metros iniciais. Em contrapartida, o seu colega de equipa Kimi Raikkonen perdeu uma posição para Valtteri Bottas, após uma partida menos conseguida por parte do piloto da Ferrari. Enquanto isso, vivia-se um pesadelo no seio da Red Bull: se Daniel Ricciardo abandonou à 2ª volta devido a problemas mecânicos, Max Verstappen deu um toque no Mercedes de Lewis Hamilton que resultou num furo perfeitamente evitável.

Sem argumentos para discutir a liderança com Vettel, a Mercedes respondeu à troca de pneus do piloto da Ferrari à 19ª volta. Ao invés dos pneus macios montados pela equipa italiana, a Mercedes optou por uma estratégia de apenas 1 paragem, montando pneus duros no monolugar de Bottas. Obrigada a gerir o desgaste dos seus pneus, de forma a responder à estratégia da Mercedes, Vettel optou por uma toada cautelosa que lhe permitisse completar as restantes 35 voltas do Grande Prémio do Bahrein e manter a liderança da prova.

Kimi Raikkonen era também uma peça importante neste “xadrez”: a Ferrari pretendia repartir as suas opções estratégicas ao chamar o piloto finlandês à via das boxes. No entanto, a paragem deste viria a correr bastante mal, ao sair das boxes no momento errado e ferir um mecânico da equipa transalpina. Devido a esta inusitada situação, o piloto finlandês foi forçado a abandonar.

Sem Raikkonen para pressionar Bottas durante a derradeira fase do Grande Prémio, Vettel viu-se perseguido pelo piloto finlandês da Mercedes e por Lewis Hamilton, autor de uma recuperação notável desde a 9ª posição da grelha de partida. As 10 últimas voltas foram impróprias para cardíacos, mas Vettel acabaria por responder a todos os ataques de Bottas, assegurando a sua 2ª vitória na temporada de 2018. Por sua vez, os dois pilotos da Mercedes completaram o pódio do Grande Prémio do Bahrein.

Na 4ª posição terminou a sensação deste Grande Prémio: Pierre Gasly. O piloto da Toro Rosso protagonizou uma exibição irrepreensível, dando à Honda o seu melhor resultado desde o seu regresso à Fórmula 1 e batendo o Haas de Kevin Magnussen, o Renault de Nico Hulkenberg e os McLaren de Fernando Alonso e Stoffel Vandoorne. Marcus Ericsson, em Alfa Romeo Sauber, deu os primeiros pontos ao construtor italiano desde 1984 e Esteban Ocon, em Force India, encerrou o Top-10 no Bahrein.