Sébastien Loeb bate concorrência na Catalunha
31 Outubro 2018 - José Soares da Costa

Palco de inúmeras reviravoltas e alterações na classificação geral, o Rali da Catalunha foi uma das provas mais emocionantes dos últimos anos. No entanto, para o espectador menos atento, a classificação geral ditou um cenário bastante frequente durante a década passada: Sébastien Loeb, protagonista de um regresso esporádico ao seu palco predilecto, foi o vencedor da prova catalã.  Sébastien Ogier foi o 2º classificado, ascendendo à liderança do Campeonato de Pilotos e Elfyn Evans encerrou o pódio.

Com a 1ª etapa do Rali da Catalunha a ser disputada em terra, Ott Tanak beneficiou da posição de partida na estrada para liderar desde o arranque da prova, dominando todos os acontecimentos. Por sua vez, tanto Thierry Neuville como Sébastien Ogier viram-se prejudicados pela ingrata tarefa de abrir as classificativas: se o piloto da M-Sport terminou o dia na 7ª posição, a 39.4 segundos, Neuville não evitou um pião que o atirou para a 9ª posição, a 59.7 segundos da liderança do rali. Dani Sordo, em Hyundai i20 e Elfyn Evans, em Ford Fiesta, completavam o pódio desta 1ª etapa, a 26.8 segundos e 29.7 segundos do líder respectivamente.

Na 2ª etapa, um golpe de teatro ditou profundas alterações na classificação geral: Ott Tanak furou na 3ª classificativa do dia, perdendo a liderança e caindo para a 9ª posição da classificação geral. Em contrapartida, Dani Sordo ascendeu à liderança, fruto de uma exibição regular ao longo da “sua” prova. No entanto, a curta diferença para Jari-Matti Latvala, cuja estratégia de ataque estava a dar frutos (havia caído para a 10ª posição), culminou na ascenção do piloto finlandês à liderança da prova ainda durante esta etapa. Sébastien Ogier ocupava o lugar intermédio do pódio, a 4.7 segundos de Latvala, enquanto que o regressado Sébastien Loeb era o 3º classificado, a 8 segundos de distância. Thierry Neuville era agora o melhor representante da Hyundai, na 5ª posição, imediatamente à frente do seu colega de equipa Dani Sordo.

A última etapa do Rali da Catalunha voltou a ditar profundas alterações na classificação geral: uma exibição demolidora na 1ª classificativa do dia catapultou Sébastien Loeb para o topo da classificação geral, suplantando desta forma Jari-Matti Latvala. O piloto finlandês viria ainda a sofrer um furo na penúltima classificativa do rali, hipotecando qualquer hipótese de triunfo. Por sua vez, Loeb não evitou um pião nessa mesma classificativa, partindo para o derradeiro Power Stage com um curta vantagem de 3.6 segundos para Sébastien Ogier, o 2º classificado nesse momento. Com uma exibição notável, Loeb terminou o rali com 2.9 segundos de vantagem relativamente a Ogier, regressando desta forma ao lugar mais alto do pódio de uma prova do Mundial de Ralis.

Elfyn Evans foi o 3º classificado, batendo Thierry Neuville na derradeira classificativa. Com este resultado, o piloto belga da Hyundai perdeu a liderança do Mundial de Ralis para Sébastien Ogier, que se encontra agora a 3 pontos de distância. O Rali da Austrália, última prova da temporada de 2018, ditará o novo Campeão do Mundo de Ralis. Destaque ainda para o WRC2, onde Petter Solberg levou o estreante Volkswagen Polo GTI R5 à 3ª posição. Kalle Rovenpera foi o vencedor da categoria, batendo Jan Kopecky pela diferença de 8.5 segundos.