Verstappen surpreende no Red Bull Ring
4 Julho 2018 - José Soares da Costa

Max Verstappen

Num Grande Prémio da Áustria cujo resultado se afigurava bastante previsível, Max Verstappen surpreendeu tudo e todos ao conquistar o 1º triunfo da Red Bull no “seu” circuito. Fruto dos problemas mecânicos sentidos ao longo da tarde, os dois Mercedes viram-se forçados à abandonar a prova. Aproveitando os azares alheios, a Ferrari ocupou os degraus mais baixos do pódio e assumiu a liderança nos dois campeonatos em disputa.

Com uma primeira linha dominada pela Mercedes, com Valtteri Bottas na pole position, tudo parecia encaminhado para um domínio absoluto do construtor germânico em solo austríaco. No entanto, o piloto finlandês viu-se rapidamente ultrapassado pelo seu compatriota Kimi Raikkonen, para além do jovem Max Verstappen. Enquanto isso, Lewis Hamilton aproveitava os erros alheios da melhor forma, saltando para a liderança do Grande Prémio da Áustria. Já Sebastian Vettel, que havia partido do 6º lugar devido a uma penalização de 3 lugares, chegou a descer à 8ª posição.

Apesar do mau arranque, Valtteri Bottas lutou com os seus adversários com o intuito de recuperar as posições perdidas. Com um estilo combativo, o piloto finlandês ultrapassou Verstappen e Raikkonen ainda durante a 1ª volta, colocando-se na perseguição do seu colega de equipa da Mercedes. Com os dois pilotos do construtor de Estugarda no comando do Grande Prémio da Áustria, apenas uma falha ou problema mecânico poderia hipotecar uma dobradinha dos “Flechas de Prata”.

À 14ª volta, surge o primeiro problema na “engrenagem germânica”:  Valtteri Bottas é obrigado a desistir com problema no sistema hidráulico do seu Mercedes. Devido a este situação, o Safety Car Virtual foi activado, tendo Hamilton sido o único potencial candidato ao triunfo a não aproveitar a ocasião para efectuar a sua troca de pneus. Com o retomar da prova, Hamilton viu-se numa posição de desvantagem, efectuando a sua paragem somente à 25ª volta e perdendo a posição para Max Verstappen, Daniel Ricciardo e Kimi Raikkonen.

Na 34ª volta, Hamilton beneficiou da paragem de Daniel Ricciardo para recuperar uma posição, vendo-se no entanto batido por Sebatian Vettel na 39ª volta, após um intenso duelo entre ambos. Perseguido por Ricciardo, Hamilton viu o piloto australiano ser forçado a abandonar devido a problemas mecânicos no Red Bull. Se o piloto inglês respirava agora de alívio, dado que seria obrigado a parar nas boxes para mais uma troca de pneus, um novo problema ditou o seu abandono: uma falha na unidade de potência do Mercedes colocou um ponto final na sua prova.

Imune aos acontecimentos que decorriam atrás de si, Max Verstappen liderava o Grande Prémio da Áustria e limitava-se a controlar o andamento de Kimi Raikkonen e Sebastian Vettel, 2º e 3º classificados respectivamente. O jovem piloto holandês acabaria mesmo por confirmar o primeiro triunfo da Red Bull no “seu” circuito, perante uma enorme falange de apoio oriunda dos Países Baixos.  Com o resultado obtido na Áustria, Sebastian Vettel retomou a liderança do Campeonato de Pilotos por apenas 1 ponto de diferença. Quanto ao Campeonato de Construtores, ao beneficiar do desastre da Mercedes, a Ferrari assumiu a liderança e conserva uma vantagem de 10 pontos relativamente à sua rival germânica.

Imediatamente atrás do Top-3, o pelotão foi dominado pelos monolugares da Haas: Romain Grosjean conquistou a 4ª posição, batendo o seu colega de equipa Kevin Magnussen. A Force India ocupou as posições seguintes, com Esteban Ocon a liderar o seu colega de equipa Sérgio Pérez, enquanto Fernando Alonso levou o McLaren até à 8ª posição. Charles Leclerc e Marcus Erisson, ao volante dos Sauber-Alfa Romeo, encerraram o Top-10 no Red Bull Ring.