Mercedes conquista dobradinha no Azerbaijão
A Mercedes permanece na senda das vitórias em 2019, ao garantir uma dominante dobradinha no Grande Prémio do Azerbaijão. Valtteri Bottas suplantou o seu colega de equipa e actual Campeão do Mundo, Lewis Hamilton, conquistando o 2º triunfo desta temporada. Sebastian Vettel completou o pódio em Baku, sem que tivesse demonstrado o ritmo necessário para discutir a vitória com os “Flechas de Prata”.
Arrancando da pole position, Valtteri Bottas defendeu-se do ataque de Lewis Hamilton nos metros iniciais deste Grande Prémio. Sem sucesso nas tentativas de ultrapassagem, Lewis Hamilton viu-se relegado para a 2ª posição, vendo Valtteri Bottas construir uma confortável vantagem a partir desse instante. Tal performance só viria a ser “perturbada” durante as derradeiras voltas do Grande Prémio do Azerbaijão, altura essa aproveitada por Hamilton se aproximar de Bottas e beneficiar do DRS, sem qualquer sucesso. Desta forma, Valtteri Bottas assegurou o seu 2º triunfo do ano e regressou ao primeiro lugar da tabela classificativa.
Por sua vez, Sebastian Vettel foi o melhor representante da Ferrari ao terminar na 3ª posição. Apesar de mais competitivo com os pneus médios, o piloto alemão viu o seu lugar ameaçado pelo jovem Max Verstappen. Atrás do piloto da Red Bull terminou Charles Leclerc, que recorreu a uma estratégia distinta dos seus adversários directos: optando pelos pneus médios, o piloto monegasco maximizou as suas hipóteses de chegar ao pódio durante a 1ª fase do Grande Prémio. No entanto, a montagem de pneus macios à 34ª volta não se traduziu no tão esperado pódio, tendo Leclerc assegurado apenas o 5º lugar e o ponto da volta mais rápida, após uma paragem extra.
A 6ª posição foi entregue ao Racing Point de Sérgio Pérez, tendo o piloto mexicano batido os McLaren de Carlos Sainz Jr. e Lando Norris. As duas últimas posições pontuáveis foram conquistadas pelo Racing Point de Lance Stroll e pelo Alfa Romeo de Kimi Raikkonen. O piloto finlandês protagonizou um desempenho digno de registo em Baku: penalizado pela elevada flexão da asa traseira do seu monolugar, Raikkonen arrancou da via boxes e foi recuperando posições paulatinamente até alcançar a 10ª posição.