Hyundai conquista vitória em Monte Carlo
27 Janeiro 2020 - José Soares da Costa

Thierry Neuville conquistou o triunfo no Rali de Monte Carlo, fruto de um espectacular desempenho durante a derradeira fase da prova monegasca com o qual bateu Sébastien Ogier e Elfyn Evans. Na estreia com as cores da Toyota Gazoo Racing, os dois novos recrutas de Tommi Makinen ditaram o ritmo desde o início da prova e estiveram muito perto de alcançar a dobradinha. Destaque ainda para o violento acidente de Ott Tanak, sem consequências físicas.

Thierry Neuville começou a prova disputando as posições cimeiras com os seus principais adversários. Mesmo sofrendo uma saída de estrada durante a 1ª etapa, o momento decisivo para o piloto belga viria a surgir durante a 3ª etapa: rubricando os melhores tempos nas classificativas em disputa, Neuville partia para o derradeiro dia de prova com apenas 6.4 segundos de desvantagem face ao líder, Sébastien Ogier.

No Domingo, Neuville voltaria a protagonizar uma exibição de luxo, saltando para a liderança da prova que viria a vencer (para gáudio de Andrea Adamo, responsável máximo da Hyundai Motorsport), triunfando também no Power Stage…com o mesmo tempo de Sébastien Ogier! O piloto francês não alcançou a tão ambicionada 7ª vitória no Rali de Monte Carlo e viu-se ainda envolvido num duelo inesperado com o seu companheiro de equipa, Elfyn Evans. O piloto britânico foi a surpresa da prova, saindo do Principado com bons indicadores para as restantes provas da temporada.

O melhor representante da M-Sport foi Esapekka Lappi, na 4ª posição, numa prova onde os Ford Fiesta WRC tiveram um desempenho abaixo do esperado. Problemas de sobreaquecimento de motor no 1º dia de prova, fruto da acumulação de folhas nas grelhas dos radiadores, atrasaram irremediavelmente os Fiesta, cujo desempenho esteve também abaixo dos seus rivais directos. Kalle Rovanpera supreendeu tudo e todos na sua estreia no WRC, terminando na 5ª posição, enquanto Sébastien Loeb foi apenas 6º classificado numa prova que já dominou no passado. No WRC2, Mads Ostberg sagrou-se vencedor e Eric Camilli triunfou entre os concorrentes do WRC3.