Sébastien Ogier conquista título em Monza
9 Dezembro 2020 - José Soares da Costa

O francês Sébastien Ogier conquistou em Monza o seu 7º título mundial de Pilotos, após um rali marcado pelas armadilhas originadas pelo tempo frio que abateu sobre Itália. A Hyundai também saiu do traçado italiano com motivos para festejar, após a conquista do título de Construtores pelo 2º ano consecutivo. Elfyn Evans, líder à partida para a derradeira prova desta temporada, hipotecou um potencial triunfo após uma aparatosa saída de estrada.

À entrada para o Rally de Monza, 4 pilotos poderiam ambicionar a conquista do título mundial: Elfyn Evans, Sébastien Ogier, Thierry Neuville e Ott Tänak. Quanto ao piloto belga da Hyundai, o seu abandono foi “assinado” ainda durante a 1ª etapa, quando o motor do i20 Coupé WRC “calou-se” após a passagem por um charco de água. No entanto, seria a 2ª etapa do Rally de Monza que viria a revelar-se determinante para as contas do título mundial: na 11ª classificativa, numa altura em que perseguia Sébastien Ogier, Elfyn Evans não evitou uma saída de estrada numa secção onde a neve marcava presença em abundância.

Após este situação, restava a Ogier gerir a vantagem que conservava relativamente a Ott Tänak e Dani Sordo, os pilotos da Hyundai que ainda permaneciam em prova. Adoptando uma toada cautelosa, o piloto francês levou o seu Toyota Yaris WRC até ao final da derradeira classificativa, consumando o triunfo que lhe garantiu o 7º título mundial de ralis. Com este triunfo, o piloto francês garantiu também um registo alcançado somente por Juha Kankkunen: ser Campeão do Mundo ao volante de três marcas distintas.

No que concerne o Campeonato de Construtores, apenas a Hyundai e a Toyota poderiam alcançar o título mundial. Com o abandono de Thierry Neuville, a pressão sobre Ott Tänak e Dani Sordo incrementou substancialmente, obrigando a que ambos terminassem no Top-3. Com o abandono de Elfyn Evans, esse objectivo acabaria por ser atingido com relativa facilidade, tendo Tänak e Sordo terminado na 2ª e 3ª posicação, respectivamente. Com este resultado, a Hyundai renovou o título mundial de Construtores, reafirmando a qualidade do trabalho executado sob a batuta de Andrea Adamo.

Esapekka Lappi terminou na 4ª posição, sendo o melhor representante dos Ford Fiesta WRC da M-Sport na sua despedida do Mundial de Ralis. No entanto, a falta de aviso da equipa britânica relativamente à presença de neve na 11ª classificativa hipotecou uma potencial subida ao pódio. Kalle Rovanpera foi o 5º classificado, enquanto Andreas Mikkelsen, 6º classificado, foi o melhor entre os WRC3. Ainda nesta categoria, Jari Huttunen sagrou-se campeão, enquanto Mads Ostberg alcançou o seu 1º título mundial ao triunfar entre os WRC2. Relativamente ao FIA Júnior WRC, o título foi entregue ao sueco Tom Kristensson.