Domínio de Evans no Rali da Finlândia
5 Outubro 2021 - José Soares da Costa

O britânico Elfyn Evans assegurou o seu 2º triunfo na presente temporada, após uma exibição dominante no Rali da Finlândia. Apesar da forte oposição de Craig Breen e Ott Tanak, os Hyundai nunca tiveram em posição de discutir o triunfo com Evans. A prova finlandesa foi também palco de um marco significativo: tratou-se da despedida dos WRCs da actual geração dos pisos de terra, na prova mais rápida do calendário mundial.

Após dois dias onde disputou o triunfo com os Hyundai i20 Coupé de Ott Tanak e Craig Breen, Elfyn Evans viria a terminar a prova finlandesa na 1ª posição com 14.1 segundos de vantagem sobre o 2º classificado, Tanak.  O piloto estónio acabaria por suplantar o seu colega de equipa no decorrer da etapa de Sábado, após um forte ataque e um menor desempenho por parte de Craig Breen. O piloto irlandês acabaria por efectuar um pião na derradeira etapa, o que ditou uma diferença de 42.2 segundos relativamente a Evans no final da prova.

No seu regresso ao volante de um WRC, Esapekka Lappi conquistou um brilhante 4º lugar, suplantando o actual líder do campeonato, Sébastien Ogier. Numa prova onde esteve longe do seu melhor registo, o piloto francês apanhou um susto no Power Stage, quando o seu Yaris perdeu potência. Para além disso, Ogier ficou ainda sem um dos seus adversários na luta pelo título mundial, Thierry Neuville, após a desistência do piloto belga. Gus Greensmith foi o melhor representante da M-Sport, na 6ª posição. Relativamente às restantes categorias, Teemu Suninen alcançou o triunfo no WRC2 e Emil Lindholm levou a melhor no WRC3.