Mazda triunfa na despedida do IMSA!
14 Novembro 2021 - José Soares da Costa

Na derradeira aparição do Mazda RT24-P em competição no IMSA WeatherTech Championship, Harry Tincknell, Oliver Jarvis e Jonathan Bomarito levaram o Sport-Protótipo nipónico à vitória em Petit Le Mans. No que concerne o título de Pilotos, a Whelen Engineering arrecadou o título após uma aguerrida disputa com o Acura ARX-05 da Wayne Taylor Racing na derradeira volta.

A despedida competitiva do RT24-P nº55 ficou marcada por diversos altos e baixos: se o ritmo apresentado pelo Sport-Protótipo era forte, discutindo as posições cimeiras no traçado de Road Atlanta, um problema nas velas do motor MZR-2.0T ditou a perda de duas voltas na fase inicial da prova norte-americana. No entanto, a forte recuperação e a acertada estratégia de paragens da Multimatic durante os vários períodos de “Full Course Yellow” recolocaram a Mazda na rota dos primeiros lugares.

Nas horas finais de prova, a equipa nipónica manteve-se entre os lugares do pódio, tendo Harry Tincknell sido decisivo na derradeira hora de prova. A cerca de 22 minutos do final, o piloto britânico alcançou a liderança após uma arriscada ultrapassagem ao Cadillac DPi-V.R. pilotado por Felipe Nasr.  A partir desse momento, Tincknell rumou para o derradeiro triunfo ao mais alto nível da Mazda, assegurando um final digno de Hollwood para o construtor de Hiroshima.

Quanto à discussão pela 2ª posição, Felipe Nasr viu-se pressionado nas duas últimas voltas pelo Acura ARX-05 da Wayne Taylor Racing, pilotado então por Ricky Taylor. Uma tentativa de ultrapassagem desesperada na derradeira curva por parte do companheiro de equipa de Filipe Albuquerque foi insuficiente para negar o título de 2021 à Whelen Engineering e a Felipe Nasr e Pipo Derani. Na categoria LMP2, a Tower Motorsports colocou o ORECA 07-Gibson por intermédio de Gabriel Aubry, John Farano e James French.

Quanto aos LMP3, Felipe Fraga, Scott Andrews e Gar Robinson colocaram o Ligier JS P320 da Riley Motorsports no degrau mais alto do pódio. Entre os GTE, a Proton Competition levou a melhor por intermédio de Cooper MacNeil, Matt Campbell e Mathieu Jaminet. Por fim, nos GTD a vitória foi entregue ao Porsche 911 GT3-R da Pfaff Motorsports, graças aos préstimos de Laurens Vanthoor, Zacharie Robichon e Lars Kern.