Ott Tanak triunfa no Rali do Ártico
Após um decepcionante resultado no Rali de Monte Carlo, Ott Tanak regressou aos triunfos após dominar o Rali do Ártico, prova que integrou pela primeira vez o calendário do Mundial de Ralis. Kalle Rovanpera surpreendeu tudo e todos ao conquistar a 2ª posição e assumir a liderança do Campeonato de Pilotos. O belga Thierry Neuville encerrou o pódio da prova finlandesa.
17.5 segundos foi a diferença que separou Ott Tanak do seu principal adversário, Kalle Rovanpera, no final do Rali do Ártico. No entanto, o Campeão do Mundo de 2019 controlou a liderança da prova desde a 1ª classificativa, demonstrando a consistência necessária para rubricar mais um triunfo na sua carreira. Já o jovem piloto da Toyota foi o melhor representante do construtor nipónico, sobressaindo relativamente aos seus experientes colegas de equipa, Sébastien Ogier e Elfyn Evans. Com apenas 20 anos, Rovanpera defendeu-se dos ataques de Thierry Neuville e ascendeu à liderança do Campeonato de Pilotos, conservando 4 pontos de vantagem relativamente ao piloto belga.
Thierry Neuville conquistou o degrau mais baixo do pódio, após enfrentar diversos problemas de comunicação com o seu navegador Martijn Wydaeghe, terminando o Rali do Ártico a 2.3 segundos de distância de Kalle Rovanpera. Craig Breen, recrutado por Andrea Adamo para esta prova, terminou imediatamente atrás de Neuville e suplantou o Toyota Yaris de Elfyn Evans. O piloto galês (assim como Sébastien Ogier) viu-se prejudicado pela posição de partida na estrada, sendo a 5ª posição o melhor resultado alcançável.
Takamoto Katsuta foi o 6º classificado, imediatamente à frente da surpresa da prova: Oliver Solberg. O filho do antigo Campeão do Mundo protagonizou uma estreia surpreendente ao volante do Hyundai i20 WRC, terminando na 7ª posição da classificação geral. Teemu Suninen foi o melhor representante da M-Sport, garantindo a 8ª posição para a formação de Malcolm Wilson.
No que concerne as desilusões do Rali do Ártico, o destaque vai claramente para Sébastien Ogier: o actual Campeão do Mundo teve uma prova para esquecer, protagonizando uma saída de estrada a 200 metros do final da derradeira classificativa da 2ª etapa. Relativamente às categorias de suporte, Esapekka Lappi dominou no WRC2 ao volante do VW Polo GTI R5, batendo o Skoda Fabia Rally2 Evo de Andreas Mikkelsen por 47.7 segundos. Entre os participantes do WRC3, Teemu Asunmaa levou o Skoda Fabia Rally2 Evo ao triunfo.
Uma derradeira nota para o falecimento de uma referência no Campeonato do Mundo de Ralis: Hannu Mikkola. O antigo Campeão do Mundo finlandês deixou-nos na passada sexta feira, aos 78 anos. Autor de 18 vitórias no WRC, Mikkola sagrou-se Campeão do Mundo em 1983, ao volante do impressionante Audi Quattro. Para além disso, brilhou ao volante de viaturas como o Ford Escort MK1 e MK2, Peugeot 504, Toyota Celica e Mercedes 450 SLC. Até sempre, Hannu!