Sérgio Pérez vence GP caótico em Baku!
O piloto mexicano Sérgio Pérez triunfou pela 1º vez ao serviço da Red Bull, fruto de um final de prova dramático para Lewis Hamilton e Max Verstappen. Se a vitória do piloto holandês “esfumou-se” devido a um furo a mais de 300 Km/h, Hamilton deitou tudo a perder no recomeço da prova, ao falhar a travagem para a Curva 1. Sebastian Vettel e Pierre Gasly completaram o pódio no Grande Prémio do Azerbaijão.
Partindo da pole position, Charles Leclerc efectuou um arranque sem mácula, mantendo a liderança apesar dos ataques de Lewis Hamilton e Max Verstappen. No entanto, no final da 1ª volta, Hamilton logrou ultrapassar Leclerc, manobra repetida por Verstappen, à 7ª volta e Pérez, na volta seguinte. A partir da 9ª volta, iniciaram-se as paragens na via das boxes para montagem dos pneus duros da Pirelli, com Hamilton a a cumprir o seu pit-stop à 12ª volta. Verstappen replicou a estratégia na volta seguinte, perdendo menos tempo na sua paragem e saltando para a liderança da prova. Pérez foi o seguinte, mas apesar de ter sido prejudicado por uma paragem mais lenta, o piloto mexicano conseguiu suplantar Hamilton.
Sem movimentações no trio da frente, afigurava-se uma dobradinha para a Red Bull, mas um acidente acabaria por “perturbar” a ordem da corrida: à 31ª volta, Lance Stroll sofreu um aparatoso acidente, provocado por uma falha do pneu traseiro esquerdo do seu Aston Martin. O Safety Car foi chamado a intervir, tendo a prova sido retomada à 35ª volta. No momento do arranque, Verstappen e Pérez protegeram-se dos ataques de Hamilton e Charles Leclerc evitou, por muito pouco, um toque no Aston Martin de Sebastian Vettel. O piloto alemão acabaria por ultrapassar o Alpha Tauri de Pierre Gasly, ascendendo então à 4ª posição.
À 47ª volta dá-se o momento decisivo da prova: tal como Lance Stroll, Max Verstappen sofreu uma falha no pneu traseiro esquerdo na recta da meta, sem qualquer aviso prévio, perdendo uma vitória praticamente certa. O Safety Car foi chamado a intervir, novamente, tendo a corrida sido interrompida pouco tempo depois com bandeira vermelha. Com 3 voltas ainda por cumprir, tudo estava por decidir. Por medida de precaução, todos os pilotos optaram pela troca de pneus (opção permitida pelos regulamentos). A Mercedes aproveitou também para trocar a asa dianteira do monolugar de Lewis Hamilton.
O recomeço da prova deu-se com recurso a uma partida parada, com formação prévia da grelha de partida. Com duas voltas por cumprir, Hamilton ultrapassou Pérez no arranque, mas falhou a travagem para a Curva 1, caindo para o fundo do pelotão. Pérez assumiu assim a liderança, conservando-a até ao final da prova. Atrás de si, Vettel conteve a pressão exercida por Gasly, que por sua vez manteve Charles Leclerc atrás de si. Lando Norris foi o melhor entre os McLaren, na 5ª posição, imediatamente à frente do Alpine de Fernando Alonso. Se Yuki Tsunoda suplantou o Ferrari de Carlos Sainz Jr., Daniel Ricciardo, em McLaren e Kimi Raikkonen, em Alfa Romeo, completaram o Top-10 em Baku.