WRC confirma acordo para era híbrida
O Promotor do WRC confirmou o acordo com os três actuais construtores (Hyundai, M-Sport Ford e Toyota) relativamente à nova era híbrida do Campeonato do Mundo de Ralis. O acordo agora firmado é válido para o período 2022-2024, garantindo deste modo a sustentabilidade das novas regras a curto-médio prazo. Outras áreas, como a segurança e redução de custos, foram também visadas neste acordo.
A Hyundai, M-Sport Ford e Toyota confirmaram o seu envolvimento na nova era híbrida do WRC, que entrará em vigor a partir de 2022. Entre as principais diferenças técnicas, o destaque vai para a utilização de tecnologia híbrida nos novos Rally1. Inicialmente anunciada em 2019, a introdução da tecnologia híbrida sofreu diversos avanços e recuos ao longo dos últimos anos, derivado das intensas negociações entre a FIA, o Promotor do WRC e os construtores envolvidos.
No entanto, o acordo de três anos agora alcançado permite a introdução de tecnologias híbridas sustentáveis no WRC, numa temporada em que a categoria máxima dos ralis irá cumprir o seu 50º aniversário. No capítulo técnico, os novos Rally1 irão incluir uma nova célula de segurança, um rollbar revisto de modo a garantirem maior resistência em capotamentos e impactos laterais e uma unidade híbrida, com 3.9 kWh de capacidade de armazenamento e 180 Nm de binário.