WTCR muda de formato para 2023
Após uma temporada marcada pela polémica, decorrente dos problemáticos pneus Goodyear e do abandono prematuro da chinesa Lynk&Co, o actual WTCR irá sofrer alterações com vista à próxima temporada. Adoptando o formato de evento único, com um conjunto de pilotos previamente seleccionados, a Discovery Sports Events (DSE, promotor do WTCR) pretende incrementar a relevância deste certame dentro da categoria TCR.
Preparando o futuro imediato, o WSC Group (entidade responsável pelos regulamentos técnicos da categoria TCR) adoptou um ranking internacional, em conjunto com o novo TCR World Tour. Composto por 9 provas disputadas a nível global, o TCR World Tour irá premir os melhores 15 melhores pilotos de cada temporada com um convite para o TCR World Ranking Final, o novo formato promovido pela Discovery Sports Events que decorrerá ao longo de 4 dias. Para além dos 15 pilotos oriundos do TCR World Tour, também os 45 melhores pilotos do TCR World Ranking irão participar no evento, que será disputado através de eliminatórias.
De acordo com François Ribeiro (responsável da DSE), a opção pela mudança de formato decorre da redução de equipas e pilotos inscritos no WTCR e é justificada pela actual conjuntura económica mundial, severamente afectada pela recente pandemia de COVID-19, a guerra na Ucrânia e as económicas nacionais enfraquecidas. Para além disso, a adopção de combustíveis 100% sustentáveis não é exequível com os actuais motores de produção da categoria TCR. Tal razão terá precipitado o afastamento de diversos patrocinadores, preocupados com o impacto negativo associado à utilização de combustíveis fósseis.
Quanto aos detalhes finais do TCR World Ranking Final, os mesmos serão divulgados em tempo oportuno pela DSE.