PRMiniracing com resultado notável na Falperra
11 Maio 2016 - José Soares da Costa

Team PRMiniracing

Teve lugar no passado fim-de-semana em Braga a 2ª prova do Campeonato de Portugal de Montanha 2016, ao qual se veio juntar o Campeonato da Europa da especialidade. Com mais de 160 pilotos participantes o mítico traçado da Falperra reunia todas as condições para ser uma grande festa como é hábito, para gáudio dos mais de 150.000 espectadores presentes.

Contudo e infelizmente as condições climatéricas foram muito más, com a chuva a marcar presença durante todo o fim-de-semana, com períodos de chuva por vezes forte, deixando o traçado principalmente no Sábado com poucas condições para a prática, tornando-se muito perigoso e traiçoeiro, tal como infelizmente alguns pilotos tiveram oportunidade de constatar. Assim, diversos acidentes e incidentes mancharam esta prova, provocando atrasos ao normal desenrolar do programa, para desespero da organização, pilotos e espectadores.

A Mãe Natureza efectivamente influenciou bastante os acontecimentos durante os dois dias de prova, perante a impotência de todos. Estas condições climatéricas variáveis ao longo de cada um dos dias, fez com que em cada subida os mais de 160 pilotos encontrassem condições de tempo e aderência substancialmente diferentes entre si, sendo como uma lotaria os obstáculos e adversidades que cada um dos pilotos encontraria na sua subida, diferindo para os seus adversários e como tal, existiram situações extremas de na mesma subida pilotos subirem com pouca ou nenhuma chuva e outros com aguaceiros fortes. Na realidade são as vicissitudes desta modalidade.

O Team PRMiniracing que fez alinhar os irmãos Rui e Paulo Ramalho ao volante dos seus respectivos protótipos, teve tal como todas as outras equipas bastante trabalho ao longo das diversas subidas de treinos e prova. Os elementos técnicos da PRMiniracing fizeram um trabalho fantástico e incansável na busca dos melhores “set-ups” para os protótipos subida a subida, indo de encontro às alterações constantes do traçado e aos inputs manifestados pelos dois pilotos. Todo este trabalho e estratégia resultou na obtenção de dois fantásticos pódios absolutos nesta 2ª e difícil prova do Campeonato.

Rui Ramalho registou aqui a sua 2ª participação ao volante do Osella PA21S EVO e curiosamente, tal como na Penha, novamente com a presença de bastante chuva. O piloto mais jovem da PRMiniracing não teve outra alternativa senão dar continuidade à sua adaptação ao novo protótipo italiano no qual tinha ainda apenas testado em condições ideais de seco, mas fundamentalmente às reacções do mesmo nestas difíceis condições de molhado, para além de que este traçado contrariamente ao da Penha é caracterizado pelas elevadas velocidades atingidas (+ 200 Km/h) e como tal, qualquer erro numa das zonas rápidas pode pagar-se bastante caro.

Foi necessária bastante estratégia e paciência para aguardar o momento certo para arriscar, sendo o seu irmão Paulo mais experiente a definir a essa mesma estratégia e a ditar o momento certo para o efeito. Assim sendo, das 4 subidas de Sábado, apenas 2 delas foram realizadas em ritmo de competição, sendo as outras 2 abortadas fazendo com que Rui levasse apenas o seu carro até à linha de meta em ritmo lento, a qual se inclui a 1ª subida de prova (última subida de Sábado), a qual foi mesmo interrompida devido a um aparatoso acidente de um concorrente italiano, que pilotava um protótipo idêntico ao seu, dada a inexistência de condições mínimas de segurança para o efeito, com muita chuva presente, óleo na pista com as bandeiras respectivas apresentadas, lama nas bermas e carros acidentados em alguns locais do traçado.

Com uma análise constante das previsões de tempo para o dia seguinte, se bem com previsão de chuva a manter-se, mas menos intensa e com esporádicas presenças de sol fazia com que Rui Ramalho chegasse ao final do dia de Sábado sem um registo de tempo digno, mas felizmente com o seu carro intacto, mas com a expectativa de que estaria tudo em aberto para Domingo, mas sem qualquer margem de erro para as 2 subidas de prova que restavam.

As previsões felizmente vieram a confirmar-se, fazendo com que Rui realizasse as 2 subidas de prova de Domingo em condições aceitáveis e razoáveis com um bom ritmo e com isso a alcançar um novo e merecido 2º lugar absoluto no Campeonato Nacional e ainda o 4º lugar absoluto no Campeonato da Europa, o que são resultados fantásticos e que reflectem o trabalho de paciência e adaptação que desenvolveu ao longo desta prova.

Paulo Ramalho ao volante do protótipo inglês Juno CN09, teve uma prova bastante semelhante ao seu irmão Rui em termos de estratégia, com o intuito de “sobreviver” às armadilhas do traçado ao longo do fim-de-semana, fazendo-o da melhor forma, sem qualquer erro. Com as condições existentes no Sábado, o piloto do Porto não deu qualquer relevância às mesmas, demonstrando nervos de aço para que durante o 1º dia não se sentisse pressionado em obter cronos de referência, preferindo manter um ritmo cauteloso e abortando por completo a última subida de Sábado (1ª de prova), dado que ao chegar ao final da zona rápida do traçado – “curva da morte” – se deparou com um carro acidentado, assinalado com bandeiras amarelas e de óleo na pista.

Assim, Paulo à semelhança do seu irmão Rui, chegava a Domingo ainda com o “trabalho” por fazer, mas com todas as condições do seu Juno para o executar. Com duas subidas de prova no Domingo isentas de “surpresas” e com um bom ritmo, fizeram com que Paulo Ramalho alcançasse novamente um fantástico 3º lugar, secundando o seu irmão e surpreendendo por completo os seus mais directos adversários na derradeira subida. O piloto provou novamente este fim-de-semana que este seu regresso não será meramente de participação, mas que está pronto para lutar pelas primeiras posições, potenciando e reforçando os resultados globais da sua equipa, juntamente com o seu irmão Rui.

Assim, este duplo pódio alcançado pelo Team PRMiniracing nesta 2ª prova do campeonato foi um excelente e merecido prémio para todo o trabalho desenvolvido pela equipa, retribuindo da melhor forma todo o apoio dos seus patrocinadores e que deixa excelentes expectativas para o desenrolar do restante campeonato.